Colunistas
Catullo Fernandes - Arte, Cultura e História
Por Catullo Fernandes - Arte, Cultura e História
Pesquisador e poeta

Que 2022 seja o melhor ano de nossas vidas!

Publicado: 06/01/2022 às 10:09

Depois de um merecido descanso para relaxar um pouco estamos retornando com nossa coluna semanal no Portal Clic Camaquã. Final de ano é tempo de balanço e reflexões, enquanto o início de ano é o momento de planejar e traçar metas para os desafios que nos aguardam. Ano morto! Ano posto! Sempre lembrando que concentrar estas duas ações somente na virada do ano é tarefa impossível. A transformação não ocorre na simples troca da data no calendário. Por isso muita calma nesta hora. Por enquanto fica o desejo de um feliz e abençoado 2022, com muita arte, leitura, paz e amor!  

Apesar da pandemia, 2021 foi um ano de muito trabalho, e embora o distanciamento parece que passou voando. Foram incontáveis ações culturais, especialmente porque a Criarte se empenhou na produção e execução de projetos via Lei Aldir Blanc, iniciativas da CMPC Celulose, e planos de trabalho referentes a emendas impositivas de vários vereadores contemplando diversas entidades. De dezembro de 2020 até aqui - em apenas um ano - foram cerca de 90 mil reais para a Associação de Artesãos de Camaquã, CAPOCAM e Associação Amigos da Água Grande.

Em junho, no Dia do Padroeiro do Município dirigimos a live “São João Batista de Camaquã”, e na Semana Farroupilha apresentamos o espetáculo “Garibaldi e Anita - Romance e Revolução”, no CTG Camaquã. No momento estamos produzindo o clipe do “Hino Tradicionalista de Barbosa Lessa”, com o conjunto Camaquã Terra Farroupilha.

Durante a 40ª Feira Municipal do Livro entregamos 400 revistas ilustradas “Lessinha e seus amigos” para as oito EMEIs da rede de ensino; lançamos três obras com o selo da Criarte: “Francisco Valdomiro Lorenz - um homem além de seu tempo”, de Luciana Novinski; o gibi “Associação Amigos da Água Grande 15 anos”; e a antologia VI da CAPOCAM “A poesia em tempos de pandemia”, com a participação de 24 autores,  culminando com a realização do Cafezinho Poético-Musical.

Durante todo ano produzimos reportagens e artigos culturais para o portal Clic Camaquã, e os jornais Regional de Notícias e Tribuna Centro-Sul. Elaboramos e estamos aguardando o resultado de cinco projetos via editais do FAC RS, e em nível estadual recebemos o Prêmio Trajetórias Culturais, categoria Literatura. E encerramos o ano organizando juntamente com a produtora Elis Regina Cunha Barboza a 53ª edição da Noite das Personalidades do Ano, com o tema “De volta aos palcos Camaquã”. 

Grato a todos os envolvidos nestas atividades, e que 2022 possa nos reservar muitas coisas boas na área cultural. Ressaltando sempre que Criarte é Compromisso com a Cultura!

Clic Sabedoria: “Jamais haverá ano novo para quem continua copiando os mesmos erros dos anos velhos.” (Autor desconhecido)