Colunistas

OS ANOS DOURADOS

19/02/2021 - 14h:00min
Nelson Egon Geiger

No século passado a Globo levou ao ar uma mini série com o título acima. Referia-se e não podia ser diferente ao início da 2ª metade do Século XX; entre os anos 50 e 60. Com efeito, essa foi a época dourada do mundo. Não apenas do Brasil; ou da America aonde foi mais dourada ainda.

Explico: após o final da II Guerra a economia do planeta estava em dificuldades. Sua recuperação era necessária para todos. Os Estados Unidos foram os pioneiros na busca dessa recuperação. Fizeram, inclusive, um plano econômico para abranger a Europa livre. Isento de influência das idéias de Lenin advindas com a instauração da URSS. Foi o plano Marshall criado no Governo de Harry Trumann,

A economia, inclusive das Américas ganhou seus anos dourados. Nesses anos dourados da economia, embora existindo a “guerra fria”. Disputa ideológica entre o socialismo comunista russo e o capitalismo liberal americano, esses anos foram, repito, os anos dourados da humanidade.

Serviram de cenário para o desenvolvimento da tecnologia que começou seu grande avanço daí em diante. Alan Turing dera o 1º passo para o computador ainda durante a década de 40. Mas seu avanço técnico começou bem durante os anos de ouro.

É verdade que ainda na primeira parte, ou seja, na década de 50 alguns acontecimentos arranharam os tempos dourados. O Brasil, por exemplo, viu seu líder revolucionário de 30, depois eleito pelo voto em 50, Getúlio Vargas, no dia 24 de agosto de 54 tirar sua própria vida.

Pois exato nessa década (50) a União Soviética crescia economicamente. Mas diferente da ajuda norte americana do Plano Marshall, o vigor econômico da URSS veio da concentração na sede, Rússia, dos recursos das repúblicas comunistas satélites.

Mesmo assim os russos levaram o 1º homem ao espaço, Yuri Gagarin, em abril de 1961. E colocaram o 1º satélite artificial da Terra, Sputnik I, vencendo uma etapa da corrida espacial contra os EEUU.

Enquanto isso John Kennedy era assassinado em Dallas, no Texas, em 22.11.1963. E Martin Luther King Jr assassinado em 04.04.1968. No Brasil ocorreu o Movimento Militar de 31.03.1964 e a instalação do regime que durou 21 anos. Em dezembro de 1968, foi editado o famoso AI 5.

Esse ano (1968) marcou no dia 02 de maio a revolta dos estudantes em Paris, iniciando uma revolução da juventude impondo seus interesses ao estado. E, na fazenda de Woodstock em 1969 acontecia o grande festival que buscava a libertação dos jovens das velhas tradições.   

Terminava então a segunda das décadas dos anos dourados. Que, nem por isso, deixaram de ser os mais dourados da história do relacionamento cultural da humanidade.

Pois sobre o outro lado dos anos dourados, aquele de quando o amor pairava no ar, aquele que impulsionou a mini série da Globo continuarei no próximo artigo.

EDIÇÃO de 17 de fevereiro de 2021.__.

             

deixe seu comentário