Colunistas
Eduardo Costa - Cotidiano
Por Eduardo Costa - Cotidiano
Jornalista - Diretor do Portal Clic Camaquã e da Clic Rádio

Vereadores camaquenses querem ganhar 13º salário este ano

Publicado: 27/10/2017 às 12:23 | Fonte: Eduardo Costa

No dia 9 de outubro, uma reunião a portas fechadas no gabinete do presidente Paulinho Bicicletas com todos os vereadores tratou sobre a implantação do décimo terceiro salários aos próprios parlamentares. Informação obtida com excluisividade por este colunista confirma que dos 15 vereadores, apenas o mais experiente, Marco Longaray, do PT, se mostrou contrário a implantação do próprio décimo terceiro salário.

O assunto partiu de um encontro entre o presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul, o vereador Silomar Garcia Silveira, com os vereadores de Camaquã na Câmara local. Silveira motivou os vereadores dizendo que outros municípios estão pagando o décimo terceiro salário para seus vereadores e que através de um parecer do Tribunal de Contas do Estado de 2011, todos tem direito de receber o benefício. Meteu uma pilha na turma e deu certo.

Sendo assim, sem projeto algum por parte da mesa diretora, nem aprovação em plenário, a implantação deve ser imediata. Só este ano, o impacto deve ultrapassar os 150 mil reais aos cofres públicos municipais, caso seja implantado. Mas como o parecer do TCE é de 2011, os vereadores de legislaturas anteriores, tem direito de receber judicialmente, o benefício retroativo de quatro ou cinco anos atrás, o que vai aumentar esta conta.

Pode até ser legal, mas e moral? Como não acredito em mobilização popular na minha terra, já está sacramentado. Mais uma conta pra gente pagar! O Clic Camaquã vai acompanhar de perto este tema.