Colunistas

Os CTGs e suas regras

17/05/2018 - 15h:20min
Camaquã pelo Rio Grande

Com a chegada do nosso tradicional Rodeio de Maio, vamos conversar sobre algumas peculiaridades exigidas nos ambientes do CTG.

É comum recebermos em muitas manifestações, críticas com relação à rigidez referente a alguns aspectos do Movimento Tradicionalista Gaúcho, especialmente no tocante à indumentária, adereços da moda, usados tanto por homens quanto por mulheres e o comportamento das pessoas dentro dos eventos dos CTGs. Cabe, no entanto, deixar claro que o CTG não é a “sociedade do NÃO PODE” e, sim a sociedade do PODE e do DEVE: Pode fazer tudo o que estiver adequado à tradição e ao folclore gaúcho e deve, ao fazer a representação, ao participar das atividades tradicionalistas e ao trajar-se de forma tradicional, seguir as regras espontâneas, fruto da história.

Para tudo há lugar e hora. Há formas de se vestir e se portar no trabalho, na igreja, nas repartições públicas, no teatro, no fandango, no CTG, nos estádios... Basta que percebamos e compreendamos a ética que rege cada situação para sermos felizes e “bem-vindos” em todos os lugares.

Se você não costuma frequentar CTGs, mas quer aproveitar o Rodeio do CTG Camaquã, rodopiar no salão ao som de uma vanera, esta reportagem irá ajudá-lo a não se sentir mais perdido que nem cusco em tiroteio. Não entendeu nada? A gente explica: os CTGs têm regras de comportamento, vestimenta e linguajar diferenciados.

Para prendas
- Os vestidos mais adequados têm mangas abaixo do cotovelo ou longa;
- Decotes? Nem pensar!
- Saia só se for abaixo do joelho. Nem pense em entrar em um CTG de minissaia.
- Sapato pode ser baixo ou alto.
- Na pista de dança, bombachas femininas e calça jeans apertadas são deselegantes.
- E é extremamente proibida entrar no CTG de Short, barriga de fora ou com transparência.

Para peões
- Bombacha castelhana (justa na perna) não é uma boa escolha.
- No pé o ideal é bota, mas se aceita alpargata ou calçado adequado.
- Camisa, colete ou casaco, de preferência, em cores sóbrias. Nada de extravagâncias ou cores muito vibrantes.
- E é extremamente proibido entrar no CTG de bermuda, esporas, laço e com faca ou qualquer arma.
- Não é permitido dançar de chapéu, boina ou algum tipo de boné. Lembre-se, se você esta debaixo de cobertura não precisa cobertura!

E há regras de como se comportar!

Como diz o nome (centro de tradições) preservam tradições. Por isso, no CTG, menos é mais. Essa regra vale para ambos os sexos: nada de beijos ou namoro muito empolgado dentro do CTG. Na pista de dança, se pisar no pé do par se acerte com ele, mas nada de maxixar ou rebolar, dance ao ritmo do conjunto! Exagerar na bebida alcoólica também não é de bom tom. Não fume! Assim como um comportamento exageradamente extravagante pode ser considerado inadequado! Aproveite a festa e, como em qualquer sociedade, respeite para ser respeitado.


Bom Rodeio a todos!

deixe seu comentário