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Moradora de Camaquã é vítima de golpe ao contratar empréstimo por WhatsApp

Golpista disse que era responsável em fazer empréstimos para pessoas físicas e “negativadas”


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 25/10/2020
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Uma moradora de Camaquã registrou ter sido vítima de um golpe ao contratar um empréstimo por WhatsApp. Ela afirmou que recebeu uma mensagem via Whatsapp de oferecimento de crédito, e entrou em contato com o telefone pelo aplicativo whatsapp com um homem que dizia ser Gerente Financeiro oferecendo empréstimo de R$ 2.000,00 (dois mil reais), do Banco Santander.

O suposto gerente financeiro disse que era responsável em fazer empréstimos para pessoas físicas e “negativadas”. A vítima, diante disto, forneceu nº da CI, CPF, o nº do Cartão conta Poupança e n.º de uma agência da Caixa Econômica Federal. O gerente financeiro disse que em 30 minutos iria ser aprovado o empréstimo.

Passados os 30 minutos, o Gerente Financeiro solicitou que a vítima imprimisse o contrato do empréstimo enviado pelo WhatsApp. A vítima leu o contrato e imprimiu. Após assinar, a vítima enviou de volta o contrato para o gerente financeiro e recebeu um boleto no valor de R$ 200,00 para pagar.

Leia também: Internauta do Clic é vítima de golpe do auxílio emergencial

O suposto gerente financeiro pediu para aguardar mais 30 minutos. A vítima perguntou quando deveria pagar a primeira parcela, e o gerente respondeu “-Em 45 dias!”. Passados mais 30minutos, a vítima constatou que o dinheiro do empréstimo não havia entrado na conta e questionou o gerente financeiro.

O golpista, por sua vez, respondeu que a transferência tinha sido feita, porém bloqueada. O gerente financeiro, inclusive, apontou que havia enviado o comprovante do Banco no qual consta que o valor havia sido depositado.

A vítima tentou fazer o pagamento do boleto de R$ 200,00 em uma casa lotérica, todavia não conseguiu fazer o pagamento em razão que o CNPJ no boleto não conferia. O gerente disse então que precisaria realizar um depósito de R$180,00 (cento e oitenta reais), pois faltou na documentação para liberar o crédito e, para isto, ele forneceu uma conta bancária de uma agência da Caixa Econômica Federal em favor de uma mulher, PESSOA FÍSICA.

A vítima então depositou o valor de R$180,00 (cento e oitenta reais) na conta da mulher, conta de pessoa física, e o gerente financeiro disse que era só aguardar a liberação. Ocorre que, passado 24h, o gerente financeiro bloqueou o WhatsApp da vítima e não atendeu mais à ligação.

Entenda como funciona e como se prevenir do golpe:

 

Outros golpes

Levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostrou o crescimento de tentativas de fraudes financeiras contra os brasileiros durante a pandemia de Covid-19. Neste período, as instituições registraram aumento de 80% nas tentativas de ataques de phishing – que se inicia por meio de recebimento de emails que carregam vírus ou links e que direcionam o usuário a sites falsos.

Os principais alvos dos golpistas são os valores movimentados pelos beneficiários do Auxílio Emergencial e saque do FGTS antecipado que, agora, podem fazer a movimentação pelo Caixa Tem. Ao realizar o golpe de “phishing”, que nada mais é do que o furto de senhas e de acesso, os estelionatários conseguem movimentar esses valores. É fácil encontrar golpes do tipo e no portal Clic Camaquã, o alerta para eles tem sido trazido de forma constante. Confira alguns exemplos de golpes aplicados que chegaram a conhecimento de nossa redação:

– Internauta e é vítima de golpe ao entregar cartões de crédito para motoboy

– Saiba o que fazer ao ser vítima e como se prevenir de golpes de clonagem de WhatsApp

– Golpe repassado por WhatsApp promete pagamento de fundo previdenciário

– Advogado fala sobre ‘novo’ golpe de pecúlio aplicado em aposentados e pensionistas

– Internautas relatam golpes envolvendo Auxílio Emergencial, Vale Gás e Cesta Básica

– Golpe com saque emergencial atinge mais de 100 mil no WhatsApp


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