É preciso preservar a água
O tema proposto está ligado ao que foi explanado no texto anterior, muitas ações do homem contribuem para a poluição da água e degradação dos mananciais como: a erosão do solo, o despejo de efluentes diversos pelas indústrias, os rejeitos do exacerbado consumismo descartados no meio ambiente, as águas servidas nos domicílios e muitos outros.
A decadência dos cursos de água apresenta sinais visíveis em todo globo, tanto que, especialistas e estudiosos do assunto estão alertando que esse bem vital irá faltar para grande parte da humanidade. Nesse sentido desenha-se uma crise sem precedentes no planeta azul para o futuro. A ONU tem alertado para possíveis conflitos provocados pela escassez da água em muitos países. Atualmente vinte e seis países enfrentam a falta crônica de recursos hídricos e a demanda mundial tem dobrado a cada vinte e um anos, conforme estudos publicados.
Vamos raciocinar: as secas e as enchentes sempre estiveram presentes, mas se apresentavam menos evidentes em função dos controles naturais que existiam, sobretudo na infiltração da água da chuva. Onde se processava esse fenômeno? Onde existiam obstáculos naturais como à cobertura verde, principalmente florestas e banhados.
Nos banhados formavam lagos superficiais e charcos e nas florestas a água era retida pelas folhas ramos e troncos, nesse caso parte evaporava e parte chegava à superfície infiltrava no solo ou era retida pela camada de matéria orgânica. Dessa maneira abasteciam as vertentes e estas alimentavam os cursos de água.
Estes mecanismos naturais foram grandemente eliminados na busca desenfreada de plantios para produção de alimentos, sem atentar os fundamentos que a natureza mostrava. Em conseqüência disso, hoje, a chuva cai na superfície e o solo não possui condições de reter e infiltrar, então escorre em direção aos cursos de águas, levando consigo sedimentos representados pelas partículas do solo e pelos insumos aplicados na lavoura.
Quanto mais o solo é trabalhado, mais facilmente é carregado, isso acontece em decorrência da pulverização dos seus agregados e pela formação de camadas endurecidas formadas através do tempo nas camadas inferiores das lavouras.
Com a diminuição da infiltração das chuvas o solo fica ressequido, empobrece o lençol freático e acabam por secar olhos de águas e fontes, que no seu conjunto diminuem acentuadamente a vazão dos pequenos riachos e córregos, consequentemente os rios, maiores acompanham a flutuação dos pequenos tributários, assim desestabiliza o fluxo. Nas épocas de pouca chuva os cursos de água chegam a pequenos filetes, dando a impressão que vão morrer de sede.
Quando a chuva é abundante acontece o inverso, transbordam provocando as enchentes, que trazem verdadeiras avalanches determinantes do assoreamento das calhas dos cursos de águas, prejudicando o escoamento, causando diminuição da capacidade dos lagos de irrigação e das hidrelétricas. Com tudo isso como está os mananciais importantes para a humanidade. Esta questão vamos estudar no próximo texto. Fique esperto.