Últimas Notícias

Rio Grande do Sul terá chuva dentro da média no próximo trimestre

A tendência é de que não haverá precipitações acima ou muito acima da média para os próximos três meses
Por: Elias Bielaski | Publicado: 21/07/2021 às 14:51 | Alterado: 28/07/2021 às 07:45 | Fonte: IRGA
Foto: MetSul / Divulgação
Foto: MetSul / Divulgação

Os próximos três meses do ano devem ser de chuva dentro ou abaixo da média no Rio Grande do Sul. Em previsão divulgada pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), os meses de agosto, setembro e outubro não devem ter chuvas acima da média.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê que as precipitações fiquem dentro do normal em agosto, com os volumes totais variando de 100 a 130mm, na maior parte das regiões.

Quer ganhar um rancho do Krolow? Clique aqui!

Para setembro, o INMET prevê chuvas acima da média, entre +10 e +50 mm, na maior parte da Metade Sul do Estado. Nas demais regiões, as precipitações deverão ficar dentro do normal.

Porém, pelo mapa da precipitação total prevista, os maiores valores acumulados devem ocorrer na região Central do RS, entre 160 e 200mm. Já as demais áreas da Metade Sul devem ficar com precipitação abaixo dos 160mm.

Por fim, em outubro, o INMET prevê precipitações dentro da normalidade na Metade Sul, de um modo geral. Os acumulados previstos, no entanto, variam de 160 a 200mm em parte das regiões como a Fronteira Oeste, a Campanha e a Região Central. Os menores volumes acumulados devem ocorrer na Faixa Leste do RS.

Quer ganhar uma pizza Frazione? Clique aqui!

No geral, com base em todos os prognósticos, a tendência é de que não haverá precipitações acima ou muito acima da média, para os próximos três meses. Com isso, ressalta-se a importância de economizar água para a próxima safra de grãos (primavera-verão), embora o nível dos reservatórios tenha melhorado um pouco em relação ao mês passado.

Situação atual da capacidade dos reservatórios

Fronteira Oeste: com 60% da capacidade.

Campanha: com 60% da capacidade.

Região Central: com 60% da capacidade.

Planície Costeira Interna: com 60-65% da capacidade. E reservatório da AUD com 36%.

Planície Costeira Externa: com 70% da capacidade.

Zona Sul: mesma situação do mês anterior, reservatórios com nível abaixo do ideal.

Inscreva-se no canal do Clic no YouTube.

Previsão de temperatura

Com relação às temperaturas, o INMET prevê que agosto seja dentro do normal. Já em setembro, há previsão de anomalias positivas na temperatura e, em outubro, anomalias negativas.

Como teve uma La Niña recentemente, poderá haver frio tardio em setembro. Mas antes disso, em agosto ainda poderão ocorrer entrada de massas de ar de origem polar no RS, que serão intercaladas com períodos de temperaturas mais elevadas.

Outras previsões

A previsão de consenso do IRI (International Research Institute for Climate Society) diz que a fase Neutra se mantém no trimestre Jul-Ago-Set com 64% de probabilidade e, no trimestre Ago-Set-Out, com 51%.

Os meteorologistas da NOAA (Centro de Previsão do Clima) emitiram o La Niña Watch, que significa um estado de alerta para a La Niña. Segundo a previsão dos modelos, um novo episódio de La Niña pode emergir entre setembro e novembro, persistindo até o verão (janeiro de 2022). Ou seja, seria uma La Niña de curta duração e fraca intensidade. Mas ainda não tem nada definido.

Baixe agora o aplicativo da ClicRádio.

Com relação às precipitações, o IRI prevê que o trimestre Ago-Set-Out tem maior probabilidade de as chuvas ficarem abaixo do normal no RS. Já o modelo CFSv2 (Climate Forecast System, da NOAA-CPC) continua prevendo que as chuvas serão abaixo da média em agosto, setembro e outubro. 

deixe seu comentário