Últimas Notícias

Conheça o Canil Municipal e o trabalho que a Arca desenvolve no local

No Canil cerca de 330 animais estão abrigados, lá eles recebem cuidados e aguardam para fazer parte de uma família; confira
Por: Sabrina Borges | Publicado: 04/05/2021 às 17:11 | Alterado: 11/05/2021 às 19:40
Foto: Igor Garcia/Clic Camaquã
Foto: Igor Garcia/Clic Camaquã
Alguns integrantes da equipe voluntária da Arca
Alguns integrantes da equipe voluntária da Arca

Não é de hoje que o Clic Camaquã acompanha o trabalho desenvolvido pela Associação Protetora dos Animais de Rua de Camaquã (Arca) e Canil Municipal. A associação protetora dos animais é responsável pela administração do canil, que abriga cerca de 330 animais

Contando com os cachorrinhos que estão abrigados na Arca, a entidade é responsável por cerca de 600 animais. No ano passado a sede da Arca foi visitada e este ano foi a vez do canil municipal.

As voluntárias Ivana de Paula e Ana Paula receberam o repórter Igor Garcia no canil da cidade. As voluntárias comentaram sobre o número de abandono no município e sobre o desejo de ver cada um dos animais adotados e vivendo em um lar amoroso. É muito importante salientar a responsabilidade que as pessoas devem assumir ao levar um animal para casa. 

Os bichinhos são extremamente lindos e fofinhos enquanto filhotes, mas crescem e devem seguir sendo cuidados da mesma forma como quando eram bebês. É comum as famílias abandonarem os animais depois de adultos, por darem trabalho, despesas ou no caso de fêmeas, por estarem com filhotes. 

“Nós queríamos que não existisse o abandono, que cada um tivesse o seu lar”, afirmou Ivana. A voluntária comentou também sobre um dos trabalhos que a Arca desenvolve e é referência em Camaquã, que é a castração. Através da castração se diminuiu a população de animais nas ruas.

Atualmente a entidade tem trabalhado muito com campanhas de adoção e tem conseguido resultados motivadores. Muitos dos cães são doados para fora da cidade, para cidades da região, Porto Alegre e até São Paulo. 

É muito importante que as famílias que têm o desejo de ter um companheiro em casa, tenham responsabilidade e saibam que vão precisar dar atenção, alimentação adequada e demais cuidados para garantir a saúde do animal. Para essas famílias, a Arca está sempre disponível para atender através de telefonema, redes sociais e também de forma presencial.

É possível tirar dúvidas sobre a adoção com as voluntárias e ter acesso a fotografias dos cãezinhos que estão disponíveis para adoção. E quem já tem animais em casa ou não tem tempo para cuidar, mas simpatizam com os trabalhos desenvolvidos pela Arca, é possível colaborar nas campanhas que a entidade promove ou com doações de ração e cobertas velhas, que podem virar caminhas. 

Além disso, é possível ajudar a Arca através da Nota Fiscal Gaúcha. Confira o passo a passo para ajudar nesta modalidade: