2 de fevereiro: dia de Nossa Senhora dos Navegantes
Na mesma data, a orixá Iemanjá recebe oferendas em festejos tradicionais
O segundo dia de fevereiro é marcado por celebrações em várias cidades do Rio Grande do Sul. Procissões, missas e festas homenageiam Nossa Senhora dos Navegantes, um dos títulos de Maria, mãe de Jesus. Na mesma data, a orixá Iemanjá recebe oferendas em festejos tradicionais.
A santa da Igreja Católica – que protege embarcações marítimas – é também relacionada ao Candomblé e à Umbanda, por meio da figura da orixá Iemanjá, a deusa das águas. A associação entre Iemanjá e Nossa Senhora ocorreu durante o período colonial brasileiro, quando as pessoas escravizadas foram obrigadas a reinventar sua religião para manter seus cultos. O arquétipo materno que ambas carregam, já que Maria é mãe de Jesus e Iemanjá a grande mãe de todos, contribuiu para esta aproximação.
Um dos muitos títulos dados à Virgem Maria, mãe de Jesus, foi “Estrela do Mar”. No século XV, no período das grandes navegações europeias, se disseminou a prática de invocarem a Nossa Senhora dos Navegantes antes de se lançarem no oceano, pedindo sua proteção, principalmente entre os portugueses e os espanhóis. Por conta da intrínseca relação com as águas, esta versão da santa é comumente associada à figura de Iemanjá.
- Cidades que comemoram a data:
- Amaral Ferrador
- Barra do Ribeiro
- Barra Funda
- Cachoeirinha
- Camaquã
- Campinas do Sul
- Canoas
- Capivari do Sul
- Charqueadas
- Dona Francisca
- Eldorado do Sul
- Guaíba
- Jaguarão
- Manoel Viana
- Muçum
- Nova Santa Rita
- Palmares do Sul
- Pelotas
- Pinheiro Machado
- Piratini
- Porto Alegre
- Porto Lucena
- Porto Xavier
- Rio Grande
- Rio Pardo
- Rodeio Bonito
- Ronda Alta
- Salto do Jacuí
- Santa Vitória do Palmar
- São José do Norte
- São Lourenço do Sul
- Sobradinho
- Tapes
- Torres
- Tramandaí
- Triunfo
- Vicente Dutra