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Além das bolhas: outros danos que podem prejudicar seu pneu


Por Portal do Trânsito e Mobilidade Publicado 16/04/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Bolhas nos pneus e manutenção
A manutenção do veículo é essencial para a segurança. Foto: Divulgação Dunlop.

Único ponto de contato dos veículos com o solo, os pneus são parte fundamental do sistema que garante a segurança de quem está dentro do carro. Por isso, prestar atenção na situação dos pneus é primordial para evitar eventuais problemas. Bolhas, cortes e desgastes irregulares são algumas das avarias mais comuns que aparecem no pneu e estão ligadas a fatores externos, condições gerais das vias como buracos, sinalizadores não padronizados, objetos abandonados, entre outros.

Neste contexto, complementando a página de “Dicas & Manutenção” já existente no site da Dunlop Pneus, a marca preparou um conteúdo especial mostrando quais são as principais ocorrências, danos e avarias, que atingem os pneus e como evitá-las.

Clique aqui para saber mais

Bolhas laterais

São geradas por impacto contra buracos, meio fios, sinalizadores de vias. Se possível, na iminência de atingir um buraco, por exemplo, reduza o quanto puder a velocidade do veículo, e mantenha o volante reto e sem frear, reduzindo o efeito do impacto na lateral do pneu.

Rompimento da carcaça e corte lateral

É a ruptura da estrutura do pneu. A recomendação é prestar atenção aos objetos pontiagudos como pedras e/ou quando possível, evitar os buracos. Todos eles podem causar cortes.

Mantenha os pneus sempre calibrados, pois rodar com eles murchos facilita o surgimento de bolhas e cortes.

Desgaste irregular do pneu

É quando a banda de rodagem apresenta uma ou mais partes mais desgastadas que o restante (por exemplo, somente o centro, um dos ombros ou ambos). Deve-se atentar para a calibragem dos pneus, e realizar rodízio, alinhamento e balanceamento com regularidade.

Desgaste prematuro do pneu

Caracteriza-se pelo atingimento do TWI antes da expectativa do consumidor. Acelerações e frenagens bruscas com arraste dos pneus acentuam e abreviam a vida útil do produto.

Pneu que roda murcho/vazio

Baixa pressão de ar provocada por furos/cortes ou vazamento pela válvula fazem com que o pneu rode murcho e suas laterais são “lixadas”. Dessa forma, apagando os letreiros em sua circunferência, além de apresentar várias bolhas quando inflado.

Uma das tecnologias da Dunlop, por exemplo, proporciona pneus sem emendas nas partes de borracha, gerando mais estabilidade e confiança.

“A Dunlop se preocupa com o bem-estar de seus clientes e com a segurança dos ocupantes dos veículos, por isso, destacamos em nosso site uma página especial apresentando quais são os principais danos que podem acontecer com os pneus e principalmente como evitá-los. Para nós, segurança é primordial”, explica Rodrigo Alonso, diretor de vendas e marketing da Dunlop Pneus.

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