IMPRESSIONANTE: Unreal Engine 5 mostra gráficos do PlayStation 5
Versão mais recente do motor da Epic Games foi pensada para a próxima geração de games
Durante uma das novidades do Summer Fest, novo festival que trará diversos anúncios de games, foi revelada uma demo da Unreal Engine 5 rodando no hardware do PS5. Nela, mostrou-se polígonos com qualidade cinematográfica (a mesma de animações em CG com bilhões de polígonos), novas animações de fluidos, iluminação dinâmica e global, melhorias de sons e muito mais!
A demo técnica se chama Lumen in the Land of Nanite e mostra na prática diversos aspectos técnicos, bem como novidades da Unreal Engine 5. Confira abaixo o vídeo da tecnologia rodando no PlayStation 5.
O que os desenvolvedores falaram sobre a demo da Unreal Engine é que diversos modelos feitos no software Z Brush podem ser importados diretamente para a engine do game, sem precisar passar por um “downgrade” que rode em tempo real. Em uma das cenas, que tem 5 mil estátuas, mais de 16 bilhões de polígonos estão sendo renderizados em tempo real, sem nenhuma dificuldade.
Esse é o principal aspecto revelado na demonstração técnica. Todos os jogos não utilizam os modelos 3D originais, pois são tão pesados que se tornam impossíveis de rodar em tempo real (assim como modelos 3D de filmes, que são renderizados por muito tempo antes de serem inseridos no longa-metragem). Agora, a Unreal Engine 5 suportará os objetos com bilhões de polígonos sem problemas.
A grande sacada é que o motor gráfico poderá simplificar os modelos enquanto o jogo roda e, assim, evitando um grande trabalho dos artistas em criarem modelos novos para usar dentro dos jogos.
Outro ponto muito importante é que os jogos não terão pop-in, ou seja, sem mais elementos brotando na tela, tudo estará carregado desde o começo. Além disso, a iluminação global, que calcula como a luz bate e rebate nos elementos, é uma espécie de Ray Tracing chamado de Lumen, mas ainda não há muitos detalhes. A Unreal 5 terá suporte a Ray Tracing, mas o que vimos na demonstração não era a Ray Tracing.
Os desenvolvedores da Epic Games disseram que a Unreal Engine 5 terá uso além dos jogos e também poderá ajudar animadores que querem fazer filmes com elementos 3D ou animações, arquitetos, engenheiros que desejam projetar carros, entre outros.
A Unreal Engine 5 chegará em 2021 e terá suporte aos consoles da próxima geração (PS5 e Xbox Series X), Android, iOS e PC. Nos computadores, o motor gráfico terá um preview no começo de 2021 e deve ter suporte a placas gráficas top de linha do mercado, como a GeForce RTX.
A Epic quer tornar o UE5 no novo padrão e a sua impressionante qualidade parece não deixar formas de contestar esse desejo.