Lula diz ter um conceito diferente de democracia
Em entrevista para Rádio Gaúcha, o presidente voltou a relativizar o regime venezuelano e defender Nicolás Maduro

Em entrevista concedida para Rádio Gaúcha, nesta quinta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a relativizar o regime venezuelano e defender Nicolás Maduro. De acordo com ele, o conceito de democracia poder ser relativo de uma pessoa para outra.
Em maio, Lula recebeu presidentes da América do Sul para um encontro em Brasília. Ele defendeu Maduro e disse que as acusações de que a Venezuela é uma ditadura fazem parte de uma “narrativa”. Na ocasião, o presidente chileno, Gabriel Boric, de centro-esquerda, condenou a fala do presidente brasileiro.
Durante a entrevista, Lula também afirmou que a Venezuela possui mais eleições que o próprio Brasil, mas que o Partido dos Trabalhadores é um exemplo de democracia e a exerce com plenitude no país.
O conceito de democracia é relativo para você e para mim. Eu gosto de democracia, porque a democracia que me fez chegar à Presidência da República pela terceira vez – afirmou Lula.
De acordo com informações da GZH, a lisura dos pleitos venezuelanos é questionada por organismos internacionais, que não reconhecem os resultados devido a denúncias de irregularidades e ausência de liberdade de imprensa e expressão, importantes valores dos regimes democráticos.
- Lula no Rio Grande do Sul: visita ao estado ocorre nesta sexta-feira (30)
- Simone Tebet diz que Venezuela não respeita direitos fundamentais em uma democracia, mas ameniza fala de Lula
Sobre as dívidas de países como Venezuela e Cuba, Lula disse que ambos só não pagaram seus débitos com o Brasil por culpa do governo brasileiro anterior, que teria fechado as portas. Questionado sobre a Nicarágua, onde o presidente Daniel Ortega também é denunciado por promover perseguições e prisões políticas, Lula afirmou que “cada país toca o seu destino”, mas que conversaria com Ortega, pois ambos possuem relação.
Lula no Rio Grande do Sul
O presidente brasileiro vem ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (30), onde deverá participar da entrega de 446 habitações do Minha Casa, Minha Vida em Viamão, além de almoçar com o governador Eduardo Leite (PSDB), no Palácio Piratini. Todos os ex-governadores foram convidados, mas até a tarde de ontem apenas Jair Soares, Olívio Dutra, Ranolfo Vieira Júnior e Tarso Genro haviam confirmado presença.
Assista a entrevista completa concedida para Rádio Gaúcha:
Texto: Pablo Bierhals