Simone Tebet diz que Venezuela não respeita direitos fundamentais em uma democracia, mas ameniza fala de Lula
Ministra do Planejamento comentou a declaração do presidente brasileiro sobre a relatividade do conceito de democracia

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), disse, nesta sexta-feira (30), que a Venezuela não tem um governo democrático, um dia depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defender o regime do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e afirmar que o conceito de democracia varia de pessoa para pessoa.
Em entrevista à GloboNews, a ministra foi indagada sobre as declarações de Lula, dadas na véspera em entrevista à Rádio Gaúcha, e evitou comentar diretamente o que disse o presidente, afirmando não saber em que contexto ele fez as afirmações. Indagada diretamente sobre qual sua visão sobre a Venezuela, no entanto, disse que não enxerga o país como uma democracia.
“Eu tenho uma visão particular sobre o governo da Venezuela, que é um governo que não respeita os direitos fundamentais, os direitos da liberdade de expressão, o direito do cidadão poder ir e vir, poder fazer suas críticas ainda que construtivas ao governo”, disse.
Sobre a fala de Lula, que disse que o conceito de democracia varia de pessoa para pessoa, Tebet assegurou que ela e o presidente têm o mesmo conceito de democracia, e por isso ela o apoiou no segundo turno da eleição presidencial do ano passado, após terminar o primeiro turno na terceira posição. As informações são de Infomoney.