Leite atualiza governo federal sobre demandas do RS relacionadas à estiagem

Leite falou ao ministro Paulo Teixeira sobre alterações legislativas que o governo estadual necessita para permitir a reservação de água em determinadas áreas, hoje proibida, e detalhou os pedidos de recursos no programa Supera Estiagem


Por Eduardo Costa Publicado 22/06/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Leite apresentou projetos estruturantes e pleiteou a inclusão de inciativas do RS para pequenos produtores no orçamento da União (Foto Maurício Tonetto Secom)
Leite apresentou projetos estruturantes e pleiteou a inclusão de inciativas do RS para pequenos produtores no orçamento da União (Foto Maurício Tonetto Secom)

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (21/6) no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, em Brasília, o governador Eduardo Leite, acompanhado por uma comitiva de secretários, apresentou ao governo federal uma atualização das demandas do Estado relacionadas à estiagem junto à União.

Leite falou ao ministro Paulo Teixeira sobre alterações legislativas que o governo estadual necessita para permitir a reservação de água em determinadas áreas, hoje proibida, e detalhou os pedidos de recursos no programa Supera Estiagem.

“Hoje, mesmo que o governo amplie muito os recursos para a irrigação, e estamos preparando um plano muito robusto com os bancos públicos, o retorno que recebemos dos produtores é de que isso talvez não seja suficiente. A mudança na legislação é fundamental para que a reservação seja entendida como de interesse social”, explicou o governador.

Em relação ao Supera Estiagem, Leite apresentou uma relação de projetos estruturantes, que incluem conclusão de barragens em obras e estudos para construção de novas, revitalização de bacias hidrográficas e de canais de distribuição de água, construção de açudes, entre outras ações.

Além disso, o governo pleiteia, na elaboração do orçamento da União de 2024, a inclusão de iniciativas de interesse do Estado para atender produtores de pequenas propriedades. O ministro Paulo Teixeira afirmou que as demandas serão analisadas pela sua equipe.

Também participaram da reunião os secretários Artur Lemos, da Casa Civil, Giovani Feltes, da Agricultura, e Ronaldo Santini, do Desenvolvimento Rural, além da presidente da Emater, Mara Saafeld.


Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.