Agricultura Familiar debate impactos da estiagem na região

O encontro será durante toda a manhã desta sexta-feira (05), no Centro de Formação de Agricultores Familiares


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 03/05/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Na sexta-feira (5), a partir das 9h, o Fórum de Agricultura Familiar da Região Sul do Rio Grande do Sul (FAF) promove reunião extraordinária para debater os impactos e medidas de enfrentamento ao déficit hídrico que vem ocorrendo com frequência e intensidade nos últimos anos, com prejuízos consideráveis para a economia regional. O encontro será durante toda a manhã, no Centro de Formação de Agricultores Familiares (Cecaf), na Estação Experimental Cascata (EEC) da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), situada na BR 392, km 88.

Na programação, estão previstos relatos sobre os impactos da estiagem feitos por representantes de algumas das organizações que integram o FAF, como Embrapa Clima Temperado, Emater/RS-Ascar, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), UFPel, prefeituras, Sindicatos de Trabalhadores Rurais e comunidades quilombolas.

A primeira palestra, sobre os efeitos da estiagem, será do deputado estadual e presidente da Comissão de Representação Externa da Assembleia Legislativa do RS, Zé Nunes. A Comissão foi criada para acompanhar os impactos do longo período de estiagem que afeta o Estado e propor alternativas para amenizar perdas ambientais, sociais e econômicas.

Após, o também deputado estadual Miguel Rosseto abordará o tema Políticas públicas para a agricultura familiar sustentável, com ênfase em microbacias hidrográficas. Rosseto é responsável pela instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Revitalização das Bacias Hidrográficas, Conservação dos Recursos Hídricos e Enfrentamento às Estiagens, que busca debater uso, manejo sustentável e proteção das águas no RS, garantir o acesso à água para a população e a produção agropecuária e industrial, além de proteger os mananciais do Estado.

Lançamento de Dia de Campo

Durante a reunião, também haverá o lançamento do Dia de Campo de Agroecologia, promovido anualmente pela Embrapa Clima Temperado para apresentar os resultados de pesquisa ligados à temática. Em sua 18ª edição, o evento está previsto para ser realizado no dia 7 de dezembro, na EEC. O momento será de apresentação e detalhamento da estrutura da atividade neste ano.

Sobre o FAF

O Fórum de Agricultura Familiar da Região Sul é um espaço de discussão, criado em 1996, para propor políticas públicas e outras soluções a problemas que limitam o desenvolvimento sustentável, especialmente da agricultura familiar regional. A coordenação da iniciativa é compartilhada. As reuniões ordinárias do Fórum ocorrem todas as segundas terças-feiras de cada mês e as extraordinárias em qualquer data, quando há necessidade. Mais informações sobre o FAF: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1090577/forum-de-agricultura-familiar-da-regiao-sul-do-rio-grande-do-sul

Programação

9h – Abertura: Boas – vindas, leitura da pauta e auto-apresentação
Coordenação do Fórum da Agricultura Familiar

9h15min – Relatos sobre os impactos da estiagem
Representantes das organizações do Fórum

9h45min – Palestra 1: Efeitos da estiagem
Zé Nunes – deputado estadual e presidente da Comissão de Representação Externa da Assembléia Legislativa do RS

10h15min – Palestra 2: Políticas públicas para a agricultura familiar sustentável, com ênfase em microbacias hidrográficas
Miguel Rosseto – deputado estadual

10h45min – Debates e encaminhamentos

12h30min – Encerramento.

Serviço:
O quê: Reunião extraordinária do Fórum de Agricultura Familiar da Região Sul do Rio Grande do Sul sobre os efeitos da estiagem
Quando: 05 de  maio, às 9h
Onde: Centro de Formação de Agricultores Familiares, Estação Experimental Cascata, Embrapa Clima Temperado – BR 392, km 88


Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.