Delegacia online agiliza registros de ocorrências e o trabalho da Polícia Civil
Perda de documentos, acidentes de trânsito com danos materiais, furto simples e maus tratos contra animais são alguns dos casos que podem ser registrados pelo próprio cidadão
O atendimento rápido ao cidadão na hora de registrar uma ocorrência. Este é um dos objetivos da Delegacia On Line disponível pela Polícia Civil para casos mais comuns e que são atendidos diariamente pelas Delegacias de Pronto Atendimento. Neste canal na internet (www.delegaciaonline.rs.gov.br), o próprio cidadão pode registrar ocorrências como perda de documentos e objetos, localização de documentos e objetos, acidentes de trânsito com danos materiais (sem vítimas, sem fuga do local do acidente e sem sinais de embriaguez ao volante), perturbação da tranqüilidade e perturbação do trabalho e do sossego alheio, furto simples, calúnia, injúria, difamação e maus tratos contra animais.
ASSISTA A ENTREVISTA COM O DELEGADO REGIONAL DE CAMAQUÃ, VLADIMIR URACH:
De acordo com o Delegado Regional de Camaquã, Vladimir Urach, essa inovação vai otimizar o tempo dos agentes policiais, disponibilizando o tempo dos mesmos para delitos de maior gravidade, proporcionando um atendimento mais ágil para a população. “Atualmente, a nossa Delegacia de Pronto Atendimento recebe diariamente, inúmeras ocorrência de menor gravidade como essas e que acabam tomando o tempo do cidadão, que precisa muitas vezes aguardar para ser atendido. Com a Delegacia online, ele mesmo pode registrar através de um computador com internet, otimizando o trabalho dos policiais”.
Após a análise do registro pelos policiais civis da Delegacia Online é enviado um e-mail automático para o endereço eletrônico informado pelo cidadão no momento do registro. O registro poderá ser deferido ou indeferido. Sendo deferido, a pessoa poderá acessar o site da Delegacia Online, informar o seu número de protocolo (composto por 15 dígitos e informado durante o registro) e imprimir o Boletim de Ocorrência oficial com autenticação digital.
A ocorrência só terá valor legal após o deferimento da Delegacia Online, o que acontece nos dias úteis das 08h30min às 12 horas e das 13h30min às 18 horas. Se o cidadão necessitar do boletim de ocorrência com urgência, fora do horário comercial, deverá se dirigir até a Delegacia de Polícia mais próxima, pois a Delegacia Online ainda não dispõe de serviço de plantão.
Os registros de ocorrência policial noticiando crimes ou contravenções penais, após o deferimento, serão encaminhados para a Delegacia de Polícia Distrital mais próxima do local do fato para os procedimentos de praxe. O comunicante receberá no e-mail fornecido durante o registro online a informação sobre o local para onde seu caso foi encaminhado.
Todos os fatos acima listados também podem ser registrados, pessoalmente, em qualquer Delegacia de Polícia. Qualquer outro fato ou crime não disponível para registro neste site deverá ser registrado de forma presencial em uma Delegacia de Polícia.