Veja o horário em Camaquã e região do eclipse anular do Sol, neste sábado (14)

A lua vai cobrir o sol criando um "anel de fogo" na tarde deste sábado (14)


Por Eduardo Costa Publicado 14/10/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
A lua vai cobrir o sol criando um “anel de fogo”

Os camaquenses e moradores da região da Costa Doce do Rio Grande do Sul vão poder contemplar o eclipse solar anular no céu, neste sábado, dia 14 de outubro, um dos fenômenos astronômicos mais esperados do ano. A lua vai cobrir o sol criando um “anel de fogo”. Mas um fenômeno com esse em um país com dimensões continentais, nem todos os brasileiros poderão acompanhar o espetáculo completo.

Em Camaquã e nos municípios da região, não haverá cobertura total do sol, sendo apenas 17,60% do sol sendo coberto pela lua. O início do fenômeno deverá ocorrer a partir das 15h51. A cobertura máxima deverá ocorrer por volta das 16h47 e o fenômeno deverá encerrar às 17h39.

O percentual da coberta do sol em cada uma das capitais do país, foi mensurado pelo site Time and Date.No gráfico, quanto maior o tamanho da lua (amarelo) sobre um Estado (preto), melhor será para os habitantes da região observarem o eclipse solar.

O que é um eclipse solar anular?
Um eclipse solar acontece quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, criando uma sombra sobre o planeta e escondendo parcial ou totalmente o disco solar para um observador na Terra.
O evento que poderá ser observado dia 14 em boa parte do território brasileiro é do tipo anular, que ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra ao mesmo tempo em que está no ponto de sua órbita mais distante do nosso planeta, o chamado “apogeu”. Por causa da distância maior em relação à Terra, o satélite não cobrirá por completo o Sol, deixando-o com a aparência de um “anel de fogo”.

Depois deste eclipse solar anular, o evento só acontecerá novamente em outubro de 2024.


Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.