Pelotas segue em alerta para elevação da Lagoa dos Patos e Canal São Gonçalo
Prefeitura Municipal emitiu alertas com mapas explicando áreas que podem ser afetadas
Os moradores de Pelotas seguem em alerta para elevação dos níveis da Lagoa dos Patos e Canal São Gonçalo na tarde desta quarta-feira (8). Além das cheias, há um alerta da Defesa Civil em vigência, válido até às 20h, para chuva forte, vento isolado, descargas elétricas e eventual queda de granizo.
A Lagoa dos Patos está recebendo as águas do Guaíba, que passa pela maior cheia de sua história. O evento climático também vem afetando outros municípios da Costa Doce e Zona Sul, como Tapes, Arambaré, São Lourenço do Sul e Rio Grande. Este último fica no final da laguna, onde a mesma deságua no oceano. Em todos são registrados alagamentos e pessoas deixando suas casas.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
De acordo com o último informativo divulgado pela Prefeitura de Pelotas, nesta tarde, já são 465 pessoas em abrigos:
- Salão paroquial João Paulo 2º, Colônia Z3 – 148 pessoas
- Escola Estadual Edmar Fetter, na Rua Cinco, 100, Laranjal – 60 pessoas
- Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (ESEF), na Rua Luís de Camões, 625, Tres Vendas – 118 pessoas
- Ginásio da antiga AABB, agora da UFPel, na rua Alberto Rosa, 580, Centro – 139 pessoas (não está recebendo mais acolhidos).
A Casa de Passagem do município, que estava em área de risco, foi transferida e está atendendo no Ginásio João Carlos Gastal, no Colégio Pelotense. Para acessar os abrigos, é necessário entrar em contato com a Defesa Civil do município, pelo telefone 153.
Em nota, a administração municipal destaca que segue doações de alimentos não perecíveis, água potável, materiais de higiene, cobertores e agasalhos. As doações podem ser entregues diretamente na Secretaria de Assistência Social (Marechal Deodoro, 404), das 8h às 17h.
De acordo com a última atualização, às 14h, o nível da Lagoa dos Patos estava em 2,20 metros, sem alteração conforme a medição das 12h. O Canal São Gonçalo está em 2,44 metros e regiões mais baixas estão alagadas, conforme é possível verificar na imagem aérea (na capa) registrada próximo do bairro Umuharama.
Abaixo, confira os mapas de áreas de risco:
Em caso de emergência, os seguintes contatos são disponibilizados:
- 153 ou (53) 99113-8478 – Guarda Municipal
- 190 – Brigada Militar
- 193 – Corpo de Bombeiros