Quem ficar mais de 12h sem água terá redução da fatura
A resolução que estabelece essa norma já está valendo
O cliente que ficar sem água por mais de 12 horas será ressarcido na conta. A resolução que estabelece essa norma já está valendo.
A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul ganhou essa medida em outubro. O diretor substituto da Agergs, Luíz Mangeon, garante que essa regra já é conhecida no Brasil e facilita para o contribuinte.
“Foi um longo processo de construção aqui na Agência. Nós decidimos seguir uma linha que já existe na ANEEL com energia elétrica quando há falta de luz por longa duração”, explica.
A própria empresa de abastecimento é quem vai monitorar através de sistema o cliente que vai ficar sem água:
“A Corsan através de seu próprio sistema de controle quantifica quantas horas deu. Em função de uma fórmula se faz o cálculo do ressarcimento. Quanto maior o tempo de interrupção maior será o valor devolvido. Essa devolução será feita na fatura do mês seguinte”, garante o diretor substituto.
O cálculo para desconto será feito para quem ficou mais de 12 horas sem água. Neste ano vai valer para quem ficou mais de 24 horas. Caso o valor de redução seja maior que o da conta, deve ser aplicado na próxima fatura.