Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • globalway (1)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • CMQ 01 010 (1)
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • 970×90
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494

Propaganda “Primeiro Sutiã” ganha versão com garota trans

Releitura irá concorrer no festival de cinema de Cannes


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 27/04/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) fez uma releitura da propaganda O Primeiro Sutiã A Gente Nunca Esquece, que marcou época no Brasil em 1987, com uma garota trans como protagonista. O vídeo retrata a história de uma menina trans que, a princípio, não é bem aceita pelo pai, que ainda o trata pelo nome masculino, e sua surpresa ao ver que a filha se reconhece pelo nome “Ludmila”.

A menção à clássica propaganda ocorre no momento de reconciliação entre os dois, quando o pai deixa uma caixa com um sutiã de presente para a jovem com um bilhete: “Entendi que chegou o momento de deixar o meu filho partir”.

Ao fim, explica-se que o vídeo é baseado na história real de uma jovem chamada Ludmila, que alterou seu nome nos documentos aos 10 anos de idade. “Sejam o que quiserem ser e sejam livres. Não se escondam. Se gosta de ser algo, seja”, afirma ela. Também há um depoimento feito pela mãe da menina, que, atualmente, tem 12 anos: “Sempre foi uma menina por dentro. Uma menina, mas, por fora, um menino. Mas ela é uma mulher”.

Ao site Meio e Mensagem, o publicitário Washington Olivetto, criador da peça original, em 1987, falou sobre a nova campanha. “Acho mais do que natural que, nos dias de hoje, quando a opção [sic] transgênero saiu do armário na vida e, por consequência, na publicidade, seja feito um filme como esse inspirado no O Primeiro Sutiã A Gente Nunca Esquece”, disse.

Rafael Damy, diretor de cena da Madre Mia Filmes, produtora do vídeo, conta que “o filme não fala sobre a Ludmila, mas sim do pai. É sobre o pai e as pessoas que têm preconceito. Gostaríamos que as pessoas se enxergassem no lugar do pai e sentissem empatia”.

O curta irá concorrer no festival de cinema de Cannes de 2019. Em nota, a associação disse que todos que participaram estão “muito felizes porque nossa mensagem de combate ao preconceito está chegando em milhares de pessoas no Brasil e exterior”. 


  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • CMQ 01 010 (1)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • 970×90
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • globalway (1)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19