Música, bolo e tratamento especial para as mulheres na comemoração do aniversário da Aapecan
A Orquestra do CRAS Getúlio Vargas, formada por adolescentes e jovens, animou a tarde com uma linda apresentação
Uma tarde digna de rainhas! Para comemorar os 18 anos da Aapecan no Estado, completados no último dia 5 de março, e celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – Aapecan Camaquã, preparou uma tarde cheia de atrações.
Em parceria com o Instituto MIX, as usuárias da Instituição receberam um tratamento todo especial, com maquiadora, cabeleireira e manicure. A Orquestra do CRAS Getúlio Vargas, formada por adolescentes e jovens, animou a tarde com uma linda apresentação. E para o parabéns, um delicioso bolo, preparado e doado com carinho pela Vera Bolos.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
18 anos de Aapecan no RS
A história que começou a ser construída em meio aos corredores dos hospitais de referência em tratamento oncológico, atualmente conta com 14 Unidades no Estado, sendo 11 Casas de Apoio.
A primeira Aapecan foi inaugurada em 2005, na cidade de Caxias do Sul, onde um grupo de voluntários visitava os pacientes oncológicos, visualizando as dificuldades enfrentadas durante a realização do tratamento. Demandas assistenciais como a necessidade de suplementação alimentar de alto custo, alimentação, e principalmente, emocional, faziam com que muitos pacientes optassem por desistir do tratamento oncológico.
O fundador e diretor-executivo da Associação, Paulo Vasques comenta que na maioria dos locais, não existiam instituições para apoio ao paciente oncológico: “Fomos buscando as cidades onde estavam os maiores Centros de Oncologia, e analisando essas dificuldades”, relata.
No mesmo ano, surgiu também a Unidade da Aapecan em Pelotas com a colaboração da rede de solidariedade dos contribuintes, que ajudavam o trabalho por meio de doações. O fundador explica: “Os recursos eram bem difíceis, então conforme conseguíamos organizar financeiramente uma Unidade para que pudesse caminhar com as próprias pernas, analisamos a abertura de outra”, conta ele.
Para Vasques, todas as conquistas da Aapecan celebradas nos últimos 18 anos são os frutos de um trabalho em equipe com transparência, profissionalismo e responsabilidade: “Costumo dizer que a gente teve a ideia e a iniciativa, porém esse trabalho fantástico foi fortalecido por quem acreditava na causa, e se desdobrou para fazer acontecer”, comenta.
Para os contribuintes que apoiam a construção do trabalho no auxílio às pessoas com Câncer, a mensagem é de gratidão. A Associação agradece a todos que fazem parte dessa história e os convida a visitarem as 14 unidades da Aapecan espalhadas pelo Rio Grande do Sul, fortalecendo o seu compromisso com transparência e portas abertas.
A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, que atua oferecendo apoio de forma gratuita a pessoas com Câncer em situação de vulnerabilidade social e pessoal.
Com 14 unidades no Estado, a Aapecan oferece hospedagem gratuita, refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche e jantar) e transporte a pessoas que estão em tratamento oncológico. Além disso, a instituição disponibiliza atendimento psicológico, jurídico, assistencial e nutricional, assim como oficinas e atividades recreativas.
Todo o trabalho da Associação é mantido com doações da comunidade, por meio do contato realizado pelo setor de Captação de Recursos da entidade, onde é apresentado o projeto e suas necessidades. Além disso, a Aapecan também promove ações solidárias, brechós, entre outras atividades, a fim de arrecadar recursos para a sua manutenção.
Para mais informações sobre a Associação, entre em contato pelo telefone (51) 3671-4455, pelo site www.aapecan.com.br ou pelas redes sociais Aapecan @aapecancamaqua, no Facebook e @aapecanmetadesul, no Instagram.