HOJE NA HISTÓRIA: confira fatos históricos do dia 8 de novembro
Morre o cientista e médico brasileiro Carlos Chagas, físico alemão descobre o raio X, nasce Bram Stoker, autor do livro Drácula e outros fatos
O dia 8 de novembro é marcado por diversos fatos históricos no Brasil e no mundo. Entre eles, morre o cientista e médico brasileiro Carlos Chagas; físico alemão descobre o raio X, nasce Bram Stoker, autor do livro Drácula; e outros fatos. Hoje na História é o novo quadro do programa Manhã Show, da Clic Rádio, no ar de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h30, com apresentação de Pablo Bierhals.
8 de Novembro de 1847: Nasce Bram Stoker, autor do livro Drácula. No dia 8 de novembro de 1847 nascia em Clontarf, Dublin, na Irlanda, Bram Stoker, autor do romance de terror “Drácula”, publicado em 1897. Ícone da cultura pop, o vilão é destaque em centenas de filmes, livros, peças de teatro e outras formas de entretenimento.
8 de Novembro de 1895: Físico alemão descobre o raio X. No dia 8 de novembro de 1895, o físico Wilhelm Conrad Rontgen (1845-1923) tornou-se a primeira pessoa a observar os raios X, o que significou mais tarde um avanço científico significativo que beneficiaria, principalmente, a medicina, fazendo visível o invisível. A descoberta de Röntgen ocorreu acidentalmente em seu laboratório na cidade de Wurzburg, na Alemanha, onde ele testava se os raios catódicos podiam passar através do vidro. Neste dia, ele notou um brilho vindo de uma tela revestida quimicamente, que estava próxima. Ele chamou os raios que causaram este brilho de raios X por causa de sua natureza desconhecida. Wilhelm Rontgen recebeu inúmeros elogios por seu trabalho, incluindo o primeiro Prêmio Nobel de Física em 1901, mas ele não se gabou de sua descoberta e nunca tentou patenteá-la. Hoje, a tecnologia de raio X é amplamente utilizada na medicina, análise de materiais e dispositivos, tais como a segurança de aeroportos.
8 de Novembro de 1934: Morre o cientista e médico brasileiro Carlos Chagas. Ele faleceu aos 55 anos de idade, vítima de um infarto em sua residência, no Rio de Janeiro. Grande representante da medicina preventiva no Brasil, ele trabalhou com o médico sanitarista Oswaldo Cruz pela erradicação da malária no país, no combate à leptospirose e doenças venéreas. Contudo, ficou conhecido pela identificação de uma doença misteriosa, que mais tarde foi batizada de Doença de Chagas.
O portal Hoje na História é utilizado como fonte das informações.