Especial Dia das Mães apresenta história de Fernanda Bartz
Em entrevista com o Clic, Fernanda falou sobre como a maternidade entrou em sua vida e todos os desafios que enfrentou para conciliar a vida profissional com a linda missão de ser mãe
Hoje a série “Especial Dia das Mães” irá contar a história de Fernanda Bartz, com 41 anos de idade, empreendedora e mãe da Eduarda de 21 anos, da Manoela de 15 anos, do João Vicente de 6 anos e do José Bento, de apenas 10 meses de idade.
Em entrevista com o Clic, Fernanda falou sobre como a maternidade entrou em sua vida e todos os desafios que enfrentou para conciliar a vida profissional com a linda missão de ser mãe.
Como tudo começou
Aos 19 anos de idade Fernanda descobriu que seria mãe do seu primeiro filho, cheia de planos e sonhos, Fernanda teve que deixar o cursinho pré-vestibular de lado para agora vivenciar a maternidade. Com ajuda do seu marido Fabrício Bartz, que na época estavam namorando, eles criaram a Eduarda.
Fernanda nos relatou que esse período de sua vida foi muito difícil, pois além de ter se tornado mãe tão jovem, adiar seus sonhos, a sua vó, que exerceu um papel fundamental em sua criação, ficou doente, teve um AVC, ficando 12 dias em coma e faleceu.
Após esse período, Fernanda e Fabrício casaram-se e foram morar na cidade de Canela/ RS. Ela nos relatou que essa fase de sua vida foi bem complicada, devido as dificuldades financeiras.
Foi nesse período também, que seu marido conseguiu uma bolsa de estudos na França, ela e a sua filha Eduarda, com apenas 10 meses, foram morar na casa dos pais de seu esposo.
Enfim casados
Passando os três meses de intercambio do seu marido, ele retornou para casa e foram morar de aluguel. Nessa fase de sua vida, Fernanda relatou que se sentia casada, agora ela havia começado a viver a experiência de ser mãe, esposa e dona de casa. Pois até os dois anos e meio de seu casamento, eles não conseguiam se manter financeiramente, dependiam da ajuda dos familiares.
Para ajudar nas despesas de casa, Fernanda começou a trabalhar como professora de Educação Infantil enquanto estudava Artes Visuais na Ulbra. Foi quando, no final do curso, aos seus 25 anos de idade, ficou grávida da Manoela.
Um novo desafio
Fernanda recebeu um convite de seu sogro, Leomar Bartz, para desenvolver um novo projeto, que era de transformar a marcenaria da família, em uma fábrica de móveis, que na época se chamou Bartz Móveis Exclusivos, atual Bartz Móveis Planejados.
Para realizar essa função, Fernanda buscou se especializar, para ajudar a projetar os móveis fez o cursou de Designer de Interiores, e um curso de promob software. Os negócios deram certo, a Bartz Móveis Planejados se expandiu, atualmente você encontra inúmeras franquias espalhadas por todo o Brasil.
Um presente de Deus
Após a perda de seu sogro, em dezembro, Fernanda, descobriu em janeiro que estava esperando seu terceiro filho, João Vicente. A família estava muito triste devido a perda do Sr Leomar e a chagada desse anjinho foi um presente para todos, relatou a entrevistada.
“Foi uma alegria, a gente não sabia se ria, se chorava ou pulava.”
O nome do João Vicente foi em homenagem ao avô de Fernanda, que sempre esteve ao seu lado, lhe ajudando e apoiando em todos os momentos. A entrevistada relatou sobre a ligação muito forte que eles tinham.
Temas relacionados:
Realização de um sonho
Após o nascido do João Vicente, Fernanda ficou em casa com os filhos, sua vida financeira estava estabilizada, então ela decidiu curtir ainda mais a maternidade. Quando seu filho caçula, completou 2 anos de idade, Fernanda foi a luta para realizar seu sonho profissional e montar a sua própria loja de decoração.
No ano de 2017, Fernanda inaugurou a sua loja, a Art Décor, localizada na AV Olavo Moraes. A loja em seu primeiro ano foi um sucesso, porém no segundo ano da loja, infelizmente os negócios começaram a não dar muito certo. Fernanda completou dizendo que lhe faltou foco.
“Quando a gente decide empreender, a gente tem que por toda a nossa energia naquele negócio, todo o nosso foco”
Com a perda de seu avô e ao acidente que a família da Fernanda se envolveu, ela decidiu adiar o seu sonho e acabou fechando a loja.
Empreendendo na Pandemia
Após o fechamento da loja, Fernanda ficou um período em casa, com a sua família. Passando-se um tempo, Ela e o marido decidiram abrir um escritório de representação comercial, onde fica localizada atualmente a Casa Fratelli.
Iniciando nesse novo negócio, veio a temida pandemia. Como todos sabem, esse período foi muito difícil para a economia do mundo, onde empresários tiveram que fechar seus estabelecimentos por um longo tempo.
“Eu não entreguei o ponto, para não perder o ponto, porquê eu sabia aqui dentro de mim, que eu iria desenvolver algo.”
Recebendo tantos incentivos, o comercio voltando a funcionar de acordo com os protocolos de segurança, Fernanda decidiu resgatar aquele sonho do passado, de ter a sua loja de decoração. Foi quando o escritório Fratelli, se transformou em Casa Fratelli. “Mas como a vida gosta de nos surpreender”, Fernanda descobriu que seria mãe novamente, agora ela estava esperando o José Bento, seu quarto filho.
“Nesse período de pandemia que a gente ficava muito em casa, assistindo live, namorando bastante, dançando na sala (…) foi um período que a gente aproveitou para se unir, então veio o Jose Bento.”
Fernanda seguiu com seus sonhos, atualmente faz 5 meses que ocorreu a reinauguração da Casa Fratelli, localizada na Marechal Floriano, 878.
Assista entrevista completa