Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • globalway (1)
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • CMQ 01 010 (1)
  • 970×90
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)

Confirmada criação de ciclovia na “faixinha”

As propostas das empresas interessadas serão abertas no dia 12 de setembro.


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 24/08/2016
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O edital para concorrência nas obras de recuperação da “faixinha” foi publicado no início do mês de agosto. Além das obras de recuperação da Avenida Cônego Walter Hanquet, o projeto que deverá ser seguido pela empresa ganhadora, contempla obras de sinalização, acessibilidade e ciclovia.

Pelo projeto, a área destinada aos ciclistas terá 2,40m de largura e seguirá por toda extenção da avenida, desde a Ponte sobre o Arroio Duro, até à BR 116. A ciclovia ficará localizada do lado direito de quem trafega no sentido Bairro-Centro.

Mais detalhes sobre a ciclovia

Devido às limitações impostas pela geometria da via existente e a restrição quanto à utilização da área dos passeios existentes, reduzindo sua largura, a ciclovia teve de ser dimensionada com larguras mínimas, suficientes para a inserção de duas bicicletas simultâneas e paralelas.

A delimitação entre a ciclovia e as faixas de tráfego da avenida se dará por meios-fios de concreto colocados de forma intermitente ao longo de toda a extensão da avenida, respeitando-se cruzamentos, entradas de garagem e paradas de ônibus. Sobre as paradas de ônibus especificamente, tratam-se de ponto de conflito irrelevante, que dispensa especial atenção no seu tratamento. 

Sendo assim, a solução mais adequada foi a inversão do posicionamento da ciclovia nos locais de paradas, fazendo com que o abrigo de passageiros ficasse mais próximo à faixa de tráfego do ônibus. Nesses pontos, o nível do pavimento da ciclovia é o mesmo do passeio e a ligação entre estes se dá por uma rampa com declividade adequada.

*Com informações de Sul Pedal.


  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • 970×90
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • CMQ 01 010 (1)
  • globalway (1)
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)