Confirmada criação de ciclovia na “faixinha”
As propostas das empresas interessadas serão abertas no dia 12 de setembro.
O edital para concorrência nas obras de recuperação da “faixinha” foi publicado no início do mês de agosto. Além das obras de recuperação da Avenida Cônego Walter Hanquet, o projeto que deverá ser seguido pela empresa ganhadora, contempla obras de sinalização, acessibilidade e ciclovia.
Pelo projeto, a área destinada aos ciclistas terá 2,40m de largura e seguirá por toda extenção da avenida, desde a Ponte sobre o Arroio Duro, até à BR 116. A ciclovia ficará localizada do lado direito de quem trafega no sentido Bairro-Centro.
Mais detalhes sobre a ciclovia
Devido às limitações impostas pela geometria da via existente e a restrição quanto à utilização da área dos passeios existentes, reduzindo sua largura, a ciclovia teve de ser dimensionada com larguras mínimas, suficientes para a inserção de duas bicicletas simultâneas e paralelas.
A delimitação entre a ciclovia e as faixas de tráfego da avenida se dará por meios-fios de concreto colocados de forma intermitente ao longo de toda a extensão da avenida, respeitando-se cruzamentos, entradas de garagem e paradas de ônibus. Sobre as paradas de ônibus especificamente, tratam-se de ponto de conflito irrelevante, que dispensa especial atenção no seu tratamento.
Sendo assim, a solução mais adequada foi a inversão do posicionamento da ciclovia nos locais de paradas, fazendo com que o abrigo de passageiros ficasse mais próximo à faixa de tráfego do ônibus. Nesses pontos, o nível do pavimento da ciclovia é o mesmo do passeio e a ligação entre estes se dá por uma rampa com declividade adequada.
*Com informações de Sul Pedal.