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Saiba mais sobre o Novo Sandero

Com visual renovado, hatch ganha novos itens de série e continua a apostar na fórmula do custo-benefício; Mas agora com um pouquinho mais de emoção


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 05/08/2014
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Em um segmento cada vez mais concorrido e cheio de novidades como o de hatches compactos, os veteranos precisam se reinventar para não perder terreno para a concorrência. Com roupas novas e mais conteúdo, o novo Renault Sandero parece ter conseguido essa proeza. Seguindo as dicas de beleza do primo Logan, o hatch recebeu linhas mais elegantes e harmoniosas, com destaque para os faróis mais afilados integrados à grade dianteira e o novo conjunto óptico traseiro.

 

Você confere o Novo Renault Sandero na Daisul Renault Camaquã, na Faixinha 815. Televendas (51)3692-8400.

 

Mas não pense que a receita original foi drasticamente alterada: com os conhecidos 1.0 16V de 80 cv e 1.6 8V de 106 cv debaixo do capô, os principais atributos do hatch continuam sendo espaço interno honesto e o bom custo-benefício.

Sem subir na tabela, a versão de entrada Autentique 1.0, sugerida a partir de R$ 29.890, ganhou direção hidráulica e rodas aro 15 em pneus 185/65. Já a configuração intermediária Expression, além dos itens presentes na Autentique, adiciona vidros (dianteiros) e travas elétricas, computador de bordo, alarme, além do rádio com CD/MP3 Player, USB e Bluetooth.

Novidade mesmo é a nova versão topo de linha Dynamique 1.6 de R$ 42.390, que ganha ar-condicionado, faróis de neblina e retrovisores com pisca. A central multimídia sensível ao toque com sistema de navegação e o ar-condicionado digital fazem parte de um kit opcional.

Por dentro do novo Sandero

Basta adentrar a cabine da versão intermediária Expression para ser surpreendida de forma positiva.  Além de confortáveis, os bancos trazem uma estampa moderninha e ao toque o tecido macio aparenta boa qualidade, bem melhor que o empregado no antecessor. Capricho maior você encontrará na versão topo de linha Dynamique, a qual recebeu detalhes cromados na porta e no painel de instrumentos e economizou na quantidade de plástico rígido no painel, o que não se aplica às outras configurações.

Agora, o painel de instrumentos abriga três circunferências onde se posicionam conta-giros, velocímetro e um pequeno display com informações do computador de bordo. É sóbrio e bem resolvido. O bacana é que o Sandeiro ganhou um indicador de marcha para ajudar o motorista a conduzir de forma econômica. O que não agrada tanto é o volante grande e grosseirão da versão Expression. Uma pena, pois na Dynamique ele é revestido em couro e garante uma boa pegada. Ao menos a linha toda ganhou direção com ajuste de altura. Falando em ergonomia, não é difícil encontrar uma posição confortável para guiar o hatch. Só uma coisa incomoda: o espaço entre a alavanca do banco e a porta é pequeno e atrapalha o ajuste.

Vale mencionar que a tela multimídia – nos modelos equipados com o opcional – também ganhou uma posição mais adequada. Nos antigos Sandero Tech Run e Tweed ela se colocava na parte debaixo do painel levemente virada para baixa, o que dificultava o manuseio dos recursos de entretenimento e comunicação. Agora, ela está bem a mão do motorista.

Ainda assim, com entre-eixos de 2,59 m, o Sandero continua a acomodar com conforto até três passageiros no banco de trás, o que não é algo comum ao segmento de compactos. Além disso, o generoso porta-malas de de 320 litros continua fazendo a alegria de quem não consegue economizar na bagagem nem para um simples fim de semana.

Caindo na estrada

Dirigimos por quase 25 quilômetros tanto a versão intermediária Expression 1.0 quando a topo de linha Dynamique 1.6 e percebemos consideráveis evoluções em alguns aspectos como dirigibilidade e tratamento acústico. Já no quesito desempenho, ele manteve as antigas características, apesar de algumas mudanças.

O novo Sandero passa a adotar o mesmo quatro cilindros 1.0 de 80 cv do irmão Logan, o que quer dizer que ele ganhou 3 cv, quando abastecido com etanol.  O torque também aumentou um tiquinho: de 10,1 kgfm para 10,5 kgfm. Mas na prática esse ganho fez pouca diferença no desempenho do hatch, que sofre para embalar em retas com alguma elevação. A vibração do motor, por exemplo, continua forte (mesmo na versão 1.6) e incomoda. Porém, não há como negar que ele está mais silencioso. O silêncio na cabine é rompido apenas aos 100 km/h com conta-giros beliscando os 3.300 giros.

Já o motor 1.6 de 106 cv de potência e 15,5 kgfm de torque é um velho conhecido. Sem grandes atualizações, ele continua a cumprir bem seu papel no ciclo urbano, onde garante agilidade em curtas acelerações e ultrapassagens. Já na estrada, fica devendo fôlego. É preciso pisar com vigor no acelerador para fazê-lo bater nos 120 km/h, por exemplo. Ainda assim, o carrinho surpreendeu quanto à melhoria na estabilidade. Segundo a Renault, isso foi possível graças ao novo acerto da suspensão e à adoção de bitolas mais largas em 3,3 cm na frente e 2,5 cm atrás. Por sinal, a marca afimar que que renovou 80% dos componentes da estrutura do carro.

Com toda essa renovação, o Sandero conseguiu evoluir em vários aspectos e provar que pode conquistar mais posições nas vendas ao se tornar mais do que uma compra racional. Ainda assim, o custo-benefício ainda será o maior argumento de sedução do hatch.


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