Dia Nacional do Fusca: saiba mais sobre a história do clássico
Veículo da Volkswagen é um carro desejado até hoje e encanta nos eventos de carros antigos; data comemorativa relembra história do modelo
No Brasil desde 1953, quando começaram as operações da Volkswagen no país, o Fusca ainda é um dos carros mais desejados, principalmente por aqueles que curtem carros antigos. O Fusca, uma verdadeira relíquia, tem um dia nacional só para ele no Brasil: dia 20 de janeiro, que remete ao ano de 1959, quando nesta data o veículo passou a ser fabricado em solo brasileiro.
Mas por que é celebrada uma data nacional para o modelo, criado na Alemanha e cultuado mundo afora?
Batizado inicialmente de Volkswagen Sedan, o Fusca foi uma encomenda do ditador Adolf Hitler, que queria um carro popular para os alemães. Depois, embora encomendado e fomentado por uma persona non grata, o pequeno carro caiu nas graças do público pelo mundo inteiro, em especial n Brasil.
A produção nacional seguiu até 1986, quando foi substituído pelo Gol, um modelo bem mais moderno. O carro ganhou uma inusitada sobrevida em 1993. Naquele ano, o presidente Itamar Franco pediu à Volkswagen que voltasse a oferecer um carro popular. A empresa atendeu e voltou a produzir o icônico modelo até 1996, último ano de fabricação.
O Fusca teve mais de 30 anos de produção e mais de 3,1 milhões de unidades fabricadas no Brasil. O Dia Nacional do Fusca serve para lembrar da importância do modelo, ícone cultural até hoje.
O veículo ainda movimenta o mercado automobilístico e encanta nos eventos de carros antigos.