Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • globalway (1)
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • cq-01
  • WhatsApp Image 2024-04-02 at 17.18.51
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111

Dia Nacional do Fusca: saiba mais sobre a história do clássico

Veículo da Volkswagen é um carro desejado até hoje e encanta nos eventos de carros antigos; data comemorativa relembra história do modelo


Por Pablo Bierhals Publicado 20/01/2024
 Tempo de leitura estimado: 00:00
imagem 1280×720 (26)
Foto: Divulgação/Internet

No Brasil desde 1953, quando começaram as operações da Volkswagen no país, o Fusca ainda é um dos carros mais desejados, principalmente por aqueles que curtem carros antigos. O Fusca, uma verdadeira relíquia, tem um dia nacional só para ele no Brasil: dia 20 de janeiro, que remete ao ano de 1959, quando nesta data o veículo passou a ser fabricado em solo brasileiro.

Mas por que é celebrada uma data nacional para o modelo, criado na Alemanha e cultuado mundo afora?

Batizado inicialmente de Volkswagen Sedan, o Fusca foi uma encomenda do ditador Adolf Hitler, que queria um carro popular para os alemães. Depois, embora encomendado e fomentado por uma persona non grata, o pequeno carro caiu nas graças do público pelo mundo inteiro, em especial n Brasil.

A produção nacional seguiu até 1986, quando foi substituído pelo Gol, um modelo bem mais moderno. O carro ganhou uma inusitada sobrevida em 1993. Naquele ano, o presidente Itamar Franco pediu à Volkswagen que voltasse a oferecer um carro popular. A empresa atendeu  e voltou a produzir o icônico modelo até 1996, último ano de fabricação.

O Fusca teve mais de 30 anos de produção e mais de 3,1 milhões de unidades fabricadas no Brasil. O Dia Nacional do Fusca serve para lembrar da importância do modelo, ícone cultural até hoje.

O veículo ainda movimenta o mercado automobilístico e encanta nos eventos de carros antigos.


  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • globalway (1)
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • cq-01
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • WhatsApp Image 2024-04-02 at 17.18.51
  • TEXEIRA GÁS ultragaz