Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • CMQ 01 010 (1)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • globalway (1)
  • 970×90
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)

Prefeito de Camaquã, Ivo de Lima Ferreira recupera Fusca 1966, seu primeiro veículo

No 2º Encontro Legal Vintage, o prefeito de Camaquã contou a história do seu primeiro carro, um Fusca 1966 reencontrado após quase 40 anos


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 24/03/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Fusca 1966 do prefeito Ivo
Prefeito Ivo de Lima Ferreira e seu Fusca 1966. Foto: Elias Bielaski

Um dos modelos preferidos dentre os apaixonados pelo “besouro da Volskawagen”, um Fusca 1966 roubou a cena no 2º Encontro Legal Vintage, realizado pela Becar Auto Peças na Praça Zeca Netto. De cor azul anil, o fusquinha que você verá na reportagem de hoje pertence ao prefeito de Camaquã, Ivo de Lima Ferreira.

Em entrevista concedida à reportagem do Clic Camaquã, o Prefeito Municipal contou a história do seu primeiro carro, o Fusca 1966 de cor azul, adquirido no começo da década de 80.

Na época, Ivo trabalhava na lavoura e, logo depois de se casar, resolveu comprar o primeiro carro. Um Fusca 1966:

Poucos anos mais tarde, a família começou a crescer e houve a necessidade de mudar de residência. Tendo que ir para o Herval, no interior de Dom Feliciano, Ivo precisou vender o Fusquinha para comprar uma nova propriedade para morar.

Ele vendeu o veículo para um primo, que vendeu para outra pessoa e assim sucessivamente. Isso até 2020, quando um parente de Ivo encontrou o carro.

A ação do tempo, no entanto, foi implacável. O primeiro veículo de Ivo estava abandonado ‘no meio do mato’, ‘depenado’ e irreconhecível.

Depois de décadas procurando seu primeiro carro, prefeito conseguiu comprá-lo e começou a reforma do veículo.

Com a restauração feita por um mecânico em Camaquã, o veículo ficou tão ou ainda mais bonito que o original.

O prefeito ainda contou que é um “Fuscalover”, um dos aficionados pelo famoso fusquinha. Confira a entrevista completa e saiba mais:

Nesta quarta-feira, 23 de março, ele foi um dos veículos que estiveram no 2º Encontro Legal Vintage, promovido pela Becar Auto Peças em parceria com o grupo Vintage Volks e a empresa Baterias Moura.

Na entrevista, o prefeito falou sobre os valores desembolsados para fazer a restauração e regularizaçã do veículo.

Ele destacou que assim que estiver pronto, utilizará o mesmo para fazer seu deslocamento dentro da cidade: “Vou com ele para a Prefeitura”, contou.

Veja mais fotos de como ficou o novo carro do prefeito:

Fusca 1966

Para muito um dos modelos mais bonitos do “besouro da VW”, o Fusca 1966 teve várias inovações no seu ano de lançamento. Ele chegou com upgrade na caixa de câmbio, quarta marcha mais longa e no visual, perdeu o popular brasão Volkswagen Wolfsburg.

Nesse mesmo ano, chegou ao fim do motor 1200, um marco na história do veículo.

Ainda líder absoluto em vendas no Brasil, o besouro da montadora alemã já dava seus primeiros sinais de que deveria ganhar mais fôlego, o motivo não era apenas aumentar o desempenho do modelo, mas também diminuir gastos com manutenções corretivas.

A questão principal no ponto final na produção do motor 1200, foi o aumento nas manutenções corretivas com o veículo ainda na garantia.

Com usuários mais adaptados ao modelo, avenidas mais rápidas nos grandes centros, e o habito de viagens mais longas, se tornarem parte do dia a dia dos brasileiros, a chegada do motor VW 1300, trazia mais fôlego e um tempo de vida útil maior, assim diminuindo as visitas inesperadas ao mecânico.

O primeiro Fusca

Ele foi o primeiro carro fabricado pela Volkswagen, em 1934.

Quando surgiu no mercado, o fusca tinha outro nome: KDF – Kraft Durch Freude, que, em português, significa “Força Através da Alegria”.

A pedido do ditador, engenheiros alemães começaram a desenvolver novos tipos de automóveis para serem utilizados durante a guerra.

Só de fabricação, o fusca conta com 69 anos de uma história que foi criada com capítulos que passam pelas mais variadas situações.


  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • CMQ 01 010 (1)
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • globalway (1)
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • 970×90
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)