Prefeito de Camaquã, Ivo de Lima Ferreira recupera Fusca 1966, seu primeiro veículo
No 2º Encontro Legal Vintage, o prefeito de Camaquã contou a história do seu primeiro carro, um Fusca 1966 reencontrado após quase 40 anos
Um dos modelos preferidos dentre os apaixonados pelo “besouro da Volskawagen”, um Fusca 1966 roubou a cena no 2º Encontro Legal Vintage, realizado pela Becar Auto Peças na Praça Zeca Netto. De cor azul anil, o fusquinha que você verá na reportagem de hoje pertence ao prefeito de Camaquã, Ivo de Lima Ferreira.
Em entrevista concedida à reportagem do Clic Camaquã, o Prefeito Municipal contou a história do seu primeiro carro, o Fusca 1966 de cor azul, adquirido no começo da década de 80.
Na época, Ivo trabalhava na lavoura e, logo depois de se casar, resolveu comprar o primeiro carro. Um Fusca 1966:
Poucos anos mais tarde, a família começou a crescer e houve a necessidade de mudar de residência. Tendo que ir para o Herval, no interior de Dom Feliciano, Ivo precisou vender o Fusquinha para comprar uma nova propriedade para morar.
Ele vendeu o veículo para um primo, que vendeu para outra pessoa e assim sucessivamente. Isso até 2020, quando um parente de Ivo encontrou o carro.
A ação do tempo, no entanto, foi implacável. O primeiro veículo de Ivo estava abandonado ‘no meio do mato’, ‘depenado’ e irreconhecível.
Depois de décadas procurando seu primeiro carro, prefeito conseguiu comprá-lo e começou a reforma do veículo.
Com a restauração feita por um mecânico em Camaquã, o veículo ficou tão ou ainda mais bonito que o original.
O prefeito ainda contou que é um “Fuscalover”, um dos aficionados pelo famoso fusquinha. Confira a entrevista completa e saiba mais:
Nesta quarta-feira, 23 de março, ele foi um dos veículos que estiveram no 2º Encontro Legal Vintage, promovido pela Becar Auto Peças em parceria com o grupo Vintage Volks e a empresa Baterias Moura.
Na entrevista, o prefeito falou sobre os valores desembolsados para fazer a restauração e regularizaçã do veículo.
Ele destacou que assim que estiver pronto, utilizará o mesmo para fazer seu deslocamento dentro da cidade: “Vou com ele para a Prefeitura”, contou.
Veja mais fotos de como ficou o novo carro do prefeito:
Fusca 1966
Para muito um dos modelos mais bonitos do “besouro da VW”, o Fusca 1966 teve várias inovações no seu ano de lançamento. Ele chegou com upgrade na caixa de câmbio, quarta marcha mais longa e no visual, perdeu o popular brasão Volkswagen Wolfsburg.
Nesse mesmo ano, chegou ao fim do motor 1200, um marco na história do veículo.
Ainda líder absoluto em vendas no Brasil, o besouro da montadora alemã já dava seus primeiros sinais de que deveria ganhar mais fôlego, o motivo não era apenas aumentar o desempenho do modelo, mas também diminuir gastos com manutenções corretivas.
A questão principal no ponto final na produção do motor 1200, foi o aumento nas manutenções corretivas com o veículo ainda na garantia.
Com usuários mais adaptados ao modelo, avenidas mais rápidas nos grandes centros, e o habito de viagens mais longas, se tornarem parte do dia a dia dos brasileiros, a chegada do motor VW 1300, trazia mais fôlego e um tempo de vida útil maior, assim diminuindo as visitas inesperadas ao mecânico.
O primeiro Fusca
Ele foi o primeiro carro fabricado pela Volkswagen, em 1934.
Quando surgiu no mercado, o fusca tinha outro nome: KDF – Kraft Durch Freude, que, em português, significa “Força Através da Alegria”.
A pedido do ditador, engenheiros alemães começaram a desenvolver novos tipos de automóveis para serem utilizados durante a guerra.
Só de fabricação, o fusca conta com 69 anos de uma história que foi criada com capítulos que passam pelas mais variadas situações.