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Motos fabricadas no Brasil terão freios melhores


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 12/12/2014
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O número de motocicletas mais que triplicou no Brasil em três anos. Atualmente, quase 23 milhões de motos circulam pelas ruas brasileiras. Junto com elas, aumentaram também os acidentes – em 2013 foram 11.600 mortes sobre duas rodas. 

Para reduzir o número de acidentes, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou que motos fabricadas no país sejam equipadas com freios mais potentes. Nos modelos de até 300 cilindradas, o sistema usado poderá ser o CBS. Quando o motociclista aciona o freio, ele distribuiu a força pelas rodas dianteira e traseira, melhorando o equilíbrio.

Nas motos maiores, com mais de 300 cilindradas, é obrigatório o uso do sistema ABS, que evita que a roda trave imediatamente e derrape.

A mudança vai ser implementada aos poucos e os fabricantes têm até 2019 para se adaptar, quando todas as motos fabricadas no país já deverão sair de fabrica com o novo sistema de freios

O sistema ABS é mais caro, custa cerca de R$ 1.500 reais. Para a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, os gastos com  produção vão aumentar e cada empresa definirá se vai repassar para o consumidor.


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