Motos fabricadas no Brasil terão freios melhores
O número de motocicletas mais que triplicou no Brasil em três anos. Atualmente, quase 23 milhões de motos circulam pelas ruas brasileiras. Junto com elas, aumentaram também os acidentes – em 2013 foram 11.600 mortes sobre duas rodas.
Para reduzir o número de acidentes, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou que motos fabricadas no país sejam equipadas com freios mais potentes. Nos modelos de até 300 cilindradas, o sistema usado poderá ser o CBS. Quando o motociclista aciona o freio, ele distribuiu a força pelas rodas dianteira e traseira, melhorando o equilíbrio.
Nas motos maiores, com mais de 300 cilindradas, é obrigatório o uso do sistema ABS, que evita que a roda trave imediatamente e derrape.
A mudança vai ser implementada aos poucos e os fabricantes têm até 2019 para se adaptar, quando todas as motos fabricadas no país já deverão sair de fabrica com o novo sistema de freios
O sistema ABS é mais caro, custa cerca de R$ 1.500 reais. Para a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, os gastos com produção vão aumentar e cada empresa definirá se vai repassar para o consumidor.