Mais de 30% dos acidentes com morte no RS envolvem ônibus e caminhões
Detran revelou número durante evento na capital
No período de cinco anos entre 2010 a 2014, o Rio Grande do Sul registrou 2,7 mil acidentes com mortes envolvendo caminhões e ônibus. O número representa mais de 30% do total de 9.226 acidentes com óbitos que ocorreram nesse intervalo. Os dados foram apresentados pelo Detran/RS a empresários do setor na 17ª Feira e Congresso de Transporte e Logística (TranspoSul), que ocorria na Fiergs, em Porto Alegre, desde o início da semana.
Os dados apontaram ainda que a participação dos caminhões sobre o total de veículos envolvidos em acidentes fatais é de 15,5% enquanto o índice de caminhões no cadastro da frota é de apenas 4,6%. Já os ônibus e microônibus perfazem 1% da frota e 3,9% dos veículos acidentados com morte.
Para as empresas do setor de transportes, os dados devem ser analisados dentro do contexto. Representantes da Fetergs e do Setcergs lembraram que a circulação de ônibus e caminhões é permanente, com uma maior exposição ao trânsito, e que a idade média das estradas é de 40 anos, com a maioria delas de pista simples e mão dupla, o que deixa espaço de apenas um metro para ultrapassagem entre caminhões.