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Freios de carro serão certificados pelo Inmetro

Apesar da importância e urgência do tema, os efeitos podem demorar três anos para chegar ao consumidor


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 05/02/2014
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Os materiais de atrito destinados ao uso em freios de veículos rodoviários terão que seguir requisitos mínimos de segurança para a fabricação, importação e comercialização. O Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) publicou uma regulamentação para esses materiais, que passam a ser certificados pelo instituto. A motivação da nova certificação foi o potencial de acidentes das peças de má qualidade a venda no mercado propiciam, explica, em nota o diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Alfredo Lobo: 

“O objetivo da certificação compulsória é fazer com que as peças produzidas, para abastecer o mercado de carros nacionais e de importados, atendam a requisitos mínimos de segurança, coibindo a comercialização de peças de baixo custo com qualidade e segurança duvidosas.”

O regulamento, explica Lobo, se aplica a materiais de atrito utilizados em conjuntos de pastilhas de freio a disco e materiais de atrito utilizados em conjuntos de lonas de freio a tambor, para veículos rodoviários automotores.

Apesar da importância e urgência do tema, os efeitos podem demorar três anos para chegar ao consumidor. Isto porque, fabricantes terão 12 meses para adequar a produção à regulamentação e mais seis meses para suspender a comercialização de produtos que não estejam em conformidade com a nova regra. 

Os comerciantes, por sua vez, terão 36 meses para adequar seus estoques. Terminados estes prazos, fabricantes e comerciantes que apresentarem produtos nacionais e importados não conformes estarão sujeitos às penalidades previstas na lei.


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