Emissoras de rádio web ganham força no acesso dentro dos carros
Clic Rádio, emissora web dos portais Clic Camaquã e Clic São Lourenço, aposta nesta tendência mundial para ganhar mercado na região
A KnowDigital apresentou os resultados de uma nova pesquisa focada nos acessos a webradios nos carros. A pesquisa revelou que as webradios estão – apesar dos desafios tecnológicos – já nos carros e muitos daqueles que ouvem webradios semanalmente já encontraram uma forma de ouvir também em seus carros.
A Clic Rádio, emissora web dos portais Clic Camaquã e Clic São Lourenço, aposta nesta tendência mundial para ganhar mercado na região. Na programação, que não possui blocos de comerciais, músicas nacionais e internacionais, do gênero adulto e jovem e flashbacks. Além disso, as notícias que o internauta lê nos portais Clic Camaquã e Clic São Lourenço, vai também ouvi-las.
Apesar destes resultados, parece que o streaming de rádio está longe de ser “o grande desafio”. De acordo com o estudo apresentado pelo vice-presidente Sam Milkman, os principais obstáculos para os entrevistados foram o uso da bateria do smartphone e os valores e limitações dos planos de dados, onde 71% das pessoas que ouvem regularmente webradios já migraram este hábito também para dentro de seus veículos.
90% dos ouvintes também estão ouvindo ainda suas rádios AM e FM, mostrando que, pelo menos por enquanto, o rádio terrestre continua a ser uma escolha por conta do hábito, facilidade de uso e conteúdo ao vivo e local, como trânsito, notícias e tempo (prestação de serviço).
Segundo ele, as empresas de rádio terrestre devem continuar a se concentrar nesses serviços e se prepararem para o tsunami praticamente iminente das webradios embarcadas nos carros.
Como surgem novos dispositivos todos os dias, os consumidores serão obrigados a escolher quais as estações desejam gravar em seu player como uma emissora favorita. Na pesquisa a KnowDigital descobriu que, quando oferecida a possibilidade de se programar até dez emissoras, os consumidores só escolheram programar as cinco primeiras dessas posições.
Isto significa que o sistema se abre para oferecer – no ar e online – mais opções de áudio, e as emissoras terrestres terão que aprimorar suas habilidades para perdurar nessa preferência do ouvinte cada vez maior pelas webradios.
Segundo este estudo, este jogo dentro dos carros só começou. É importante que as emissoras (terrestres e web) desenvolvam estratégias e parcerias que permitam transformar o streaming no carro em uma grande oportunidade.
Como ouvir Clic Rádio no som do carro
Para ouvir a Clic Rádio no seu carro, basta acionar o sistema bluetooth do telefone celular e do som do veículo. Após sincronizar o sistema, é só acessar o site www.clicwebradio.com ou o aplicativo www.radios.com.br e dar o play na Clic Rádio. Pronto, é só dar volume e curtir a programação diferenciada da emissora.