Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • CMQ 01 010 (1)
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • globalway (1)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • 970×90
  • TEXEIRA GÁS ultragaz

Biogás pode ser uma alternativa ao diesel nos caminhões

O combustível além de ser mais barato é mais sustentável


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 01/06/2018
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A carga tributária que incide sobre o diesel foi o principal motivo para a mobilização dos caminhoneiros nas rodovias e refinarias do Brasil. A paralisação durou 10 dias e afetou toda a cadeia produtiva do país. Isso reforçou a importância do setor para a economia brasileira.

Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, afirma que a frota de caminhões no Brasil é superior à demanda. Com aumento do preço do combustível a lucratividade do setor diminuiu, o que acabou gerando insatisfação. “Nos governos do presidente Lula e da presidente Dilma, incentivou-se muito a venda de caminhão subsidiada pelo BNDES. Então temos hoje uma frota de caminhão ociosa, se tem mais caminhão do que mercadoria para transportar, pois se sabe que esse país vive hoje uma crise profunda. E o caminhoneiro não consegue passar para o frete o aumento do combustível pela concorrência que se tem hoje”, afirma Adriano.

Outro ponto abordado pelo diretor do CBI, além da alteração das formas de transporte dos insumos, é a mudança do combustível utilizado nas frotas atuais. O diesel abriria espaço para o Biogás, seguindo tendências mundiais: “As grandes vantagens do gás natural líquido são: ser mais barato e menos poluente que o diesel”.

Apesar de ser de origem fóssil, o Biogás é capaz de emitir 20% menos CO2 se comparado ao que gera o diesel. Além de trazer maior eficiência para os veículos de transporte é benéfico ao meio ambiente. Para Adriano Pires, a indústria petrolífera será cada vez menos essencial ao sistema produtivo atual: “O mundo hoje está muito preocupado com a questão do meio ambiente. O petróleo é uma fonte poluidora e estamos cada vez mais buscando fontes mais limpas. E com certeza do petróleo será cada vez menos importante para a economia mundial”.

Porém, além da questão da infraestrutura para o uso do gás, a dificuldade na sua aplicação em larga escala ainda está em competir com o diesel em termos de desempenho e consumo de combustível.


  • Design sem nome – 2024-02-06T170807.664
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (8)
  • Design sem nome – 2024-02-29T143231.335
  • Design sem nome – 2024-02-29T112346.494
  • UNIFIQUE CMQ – Banner 970x90px
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (7)
  • Design sem nome – 2024-02-06T154143.111
  • 970×90
  • TEXEIRA GÁS ultragaz
  • Faça uma visita na Rua General Zeca Netto, 970 – no centro de Camaquã ENTRE EM CONTATO (51) 9 9368-4947 (9)
  • WhatsApp Image 2024-03-01 at 09.20.19
  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (5)
  • globalway (1)
  • CMQ 01 010 (1)