“Eu sinto muito orgulho do meu trabalho”, conta empregada doméstica
Dia 27 de abril é comemorado o dia da Empregada Doméstica, profissional que executa várias funções essenciais em uma residência
No programa Manhã Show trouxemos Maria das Neves Rodrigues, uma empregada doméstica que exerce a profissão desde muito nova. Dia 27 de abril é comemorado o Dia da Empregada Doméstica e o Clic Camaquã não poderia deixar de falar sobre essa profissão que merece respeito e admiração.
Maria das Neves Rodrigues, empregada doméstica, exerce a função com muito amor, carinho e dedicação. Atualmente trabalha em uma casa de família, onde presta seus serviços à 7 anos.
Em relato, a entrevistada contou que trabalhou anteriormente, durante 19 anos em uma casa, onde além de manter a residência organizada, também ajudava a cuidar de seus patrões idosos. A profissional, relatou que mantém contato com a família, da qual tem muito carinho.
“Eu sinto muito orgulho do meu trabalho, é tão bom sair e ver que tudo ficou limpinho”
Em entrevista a empregada doméstica, relatou que a família com quem ela trabalha, pegou covid-19 e teve a iniciativa de ajudar seus patrões, devido eles não terem nenhum parente próximo.
Assista entrevista completa
Sobre a profissão
A Empregada Doméstica é responsável por executar vários serviços essenciais em uma residência. É uma profissional muito versátil, que pode ter que desempenhar a função de faxineira, lavadeira, passadeira e cozinheira, entre outras.
Diferente da diarista que é uma profissional autônoma e que pode trabalhar em uma mesma residência até 2 dias por semana, a Doméstica trabalha no mesmo local 3 dias ou mais por semana, deve ter carteira assinada pelo seu empregador. Para atender as necessidades do lar e da família, com bom desempenho, ela precisa ser prestativa, organizada, responsável, comprometida e proativa