Smart City 2023 começou hoje (22) com novidades na área de mobilidade, meio ambiente e sustentabilidade


Por Portal do Trânsito e Mobilidade Publicado 22/03/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Smart City 2023
Na abertura do Smartcity Curitiba, a palestrante convidada Cecilia Tham, fala sobre o metaverso. Curitiba, 22/03/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Começou hoje (22/03) e vai até sexta-feira (24/03), o Smart City Expo Curitiba 2023, que é a versão brasileira do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. O evento mundial reúne mais de 25 mil participantes de 150 países. Em sua quarta edição em Curitiba, o evento deste ano tem o tema “Cidades que conectam pessoas e tecnologias”. O Smart City Expo Curitiba 2023 tem a expectativa de receber 15 mil pessoas.

“Além de tecnologia e inovação para construir cidades confortáveis seguras e agradáveis, é preciso coragem. Aqui, no Smart City, temos muitos exemplos de coragem para construir as cidades inteligentes, como o prefeito Rafael Greca e o governador Ratinho Júnior. A tarefa de cada um que está aqui é sair melhor para construir cidades melhores em cada canto do país”, disse o CEO do iCites, Beto Marcelino, responsável pela organização do evento.

Acompanhe aqui tudo que está acontecendo no evento.

Abertura

Na abertura do evento, que ocorre no Centro de Eventos Positivo, o prefeito de Curitiba Rafael Greca defendeu a justiça climática, com o avanço dos investimentos das smart cities (cidades inteligentes) em fontes de energias renováveis para que o uso de novas tecnologias promova a transformação social. 

Como exemplo, apresentou aos participantes do evento a Pirâmide Solar do Caximba. Esta é a primeira usina fotovoltaica da América Latina construída sobre um antigo aterro sanitário. Ela será entregue no dia 29 de março, dia do aniversário dos 330 anos de Curitiba

“Tudo coincide com os 330 anos de Curitiba, que tem um nome providencialmente escolhido: Nossa Senhora das Luz dos Pinhais de Curitiba. Uma cidade que tem luz e que tem muito pinhão, muita semente. Portanto, somos uma cidade para semear. Queremos semear o avanço no uso da energia solar, com justiça climática. Nossa busca é mostrar que é possível superar a condição de adversidade com a poluição e com o aquecimento global”, destacou o Greca.

Também durante a cerimônia de abertura do Smart City Curitiba Expo 2023, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, lembrou que o estado foi considerado pela OCDE um exemplo de sustentabilidade para o mundo. Assim como, investe-se para transformar os municípios em smart cities, ao seguir o caminho da capital do estado, Curitiba. Este ano, as três cidades da América Latina eleitas no ranking de comunidades mais inteligentes do mundo são do Paraná: Curitiba, Assaí e Ponta Grossa.

“Estamos em um mês muito especial, aniversário da nossa capital e cidade inteligente. Além disso, trazendo para o estado os eventos de grande porte, como este Smart City e grandes shows. Isso confirma que Curitiba e o Paraná estão na rota dos grandes eventos do planeta”, disse o governador.

Rota das smart cities

Já o CEO da Fira Barcelona, Ricardo Zapatero, reforçou que a capital paranaense está na rota das principais smart cities mundiais, ao lembrar que a edição brasileira do Smart City Expo, realizada em Curitiba, abre o calendário de encontros mundiais. As discussões vão reverberar ao longo de 2023 por todo o planeta, passando por México, Colômbia, Argentina, Estados Unidos, Catar, China assim como na Espanha.

“Curitiba, Nova York, Doha e Barcelona. Esse é o nível das cidades que trabalham para o projeto das cidades inteligentes. Aqui, teremos um grande evento, com 140 palestrantes, de 45 países, milhares de visitantes e representantes de 400 cidades reunidos para trabalhar soluções para as cidades.”, disse Zapatero. A Fira Barcelona é responsável por chancelar o Smart City na capital paranaense.

Organizado pelo iCities, hub brasileiro de negócios em cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba tem chancela internacional da Fira Barcelona. Além disso, apoio da Prefeitura de Curitiba, do Vale do Pinhão e da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap). O patrocínio é da Arlequim, Intelbras, Indra/Minsait, Sebrae, São Paulo Negócios bem como Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Publicado primeiro por


Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.