Pedágios da Ecosul podem chegar a R$19,50 em 2024
O contrato de concessão da Ecosul Rodovias encerra em 2026. Na proposta de renovação por 15 anos, a empresa promete baixar o valor dos pedágios para cerca de R$ 11,00
Cinco pedágios administrados pela Ecosul ( Empresa Concessionária de Rodovias do Sul S. A), nos trechos das BR 116 (com três pedágios), entre Camaquã e Jaguarão, e 197 quilômetros na BR 392 (com dois pedágios), entre Rio Grande e Santana da Boa Vista.
Conforme informações do GZH, com reajuste os motoristas de carros, que hoje pagam R$ 15,20, deverão gastar R$ 19,50. O pedágio para caminhões com um eixo, que atualmente custa R$ 30,50, deverá subir para R$ 39,00. O maior valor, para veículos com seis eixos, deverá passar de R$ 91,40 para R$ 116,00.
Em 2024, o reajuste, trará a recomposição dos índices inflacionários dos últimos dois anos, pois a última vez que o pedágio sofreu reajuste foi em novembro de 2022.
Os novos valores já poderiam entrar em vigor no dia 1º de janeiro, data-base de reajuste dos pedágios da Ecosul, mas a votação que irá ratificar a recomposição não foi incluída na última reunião de diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Dessa forma, o aumento será apreciado em um dos próximos encontros de janeiro, fazendo com o que os novos valores já passem a valer ainda dentro do próximo mês.
Redução de Tarifas de Pedágios
A tarifa dos pedágios da Ecosul é o maior motivo de crítica por parte de empresas, prefeituras e moradores da Zona Sul em geral. No valor de R$ 15,20, a tarifa é a mais cara do Rio Grande do Sul e está entre as mais caras do país. Com objetivo de renovar a concessão por mais 15 anos, a concessionária apresentou uma proposta com redução imediata das tarifas. No dia 30 de novembro deste ano, a empresa completou 25 anos de concessão.
A empresa voltou a pedir prorrogação de contrato ao Governo Federal. O pedido está sendo analisado. O valor do pedágio cairia dos atuais R$ 15,20 para R$ 11.
A empresa também se comprometeria a executar novas obras, como a duplicação de oito quilômetros da BR-392 e a reforma da ponte de São Gonçalo. Estas intervenções seriam concluídas até 2027. Se aprovado, o contrato será ampliado em mais 15 anos, a partir de abril de 2026.