Dia Internacional da Dança: instrutores de dança falam sobre os benefícios desta prática
Os convidados falaram sobre os benefícios da dança na vida das pessoas, tanto para a saúde, como também, uma ferramenta de socialização e de expressão cultural, no dia 29 de abril é comemorado o Dia Internacional da Dança
Programa Manhã Show recebe a participação de dois profissionais de dança, para falar sobre as suas vivências e sobre os benefícios que a dança trouxe em suas vidas. Hoje, no dia 29 de abril é comemorado o Dia Internacional da Dança.
Os convidados falaram sobre os benefícios da dança na vida das pessoas, tanto para a saúde, como também, uma ferramenta de socialização e de expressão cultural. “A dança trabalha também a autoestima”, completou Camila Rodrigues.
O professor de dança do CTG Sentinela, destacou o poder da dança em unir as pessoas, e falou sobre os benefícios da prática para as crianças, dando ênfase na estimulação da concentração e no desenvolvimento da coordenação e noções espaciais.
” O elogio, o incentivo, o acreditar que é possível, faz toda a diferença e estimula a criança” destaca instrutor de dança gaúcha sobre como desenvolve seu trabalho com as crianças.
Um pouco sobre os convidados
Camila de Souza Rodrigues é instrutora de dança, formada em Educação Física – Licenciatura, atualmente cursa Bacharel em Educação Física. A professora Camila trabalha com diferentes grupos de idade e utiliza diferentes ritmos de dança, como: funk, pagode, entre outros.
O instrutor de dança gaúcha, Alexsander Fernandes dos Santos trabalha a 17 anos como profissional da dança, instrutor formado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, participou como jurado do Prêmio Açorianos de Dança, um dos maiores prêmios do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor de dança no CTG Sentinela, onde trabalha com a invernada.
Dia Internacional da Dança
29 de abril Dia Internacional da Dança, também conhecido como Dia Mundial da Dança, é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem: a dança!
A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia da Dança busca a valorização dessas identidades distintas.
Origem do Dia Internacional da Dança
O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
O 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês.
Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português.
Assista entrevista completa