Reaberta contratação de pardais em rodovias estaduais do RS
Processo havia sido suspenso pelo governo gaúcho há quase duas semanas
O governo gaúcho reabriu a contratação das empresas que irão reinstalar os pardais nas rodovias estaduais do Rio Grande do Sul. Os editais foram atualizados a partir do questionamento de interessados em participar da disputa. As propostas serão conhecidas nos dias 13 e 16 de setembro.
O processo havia sido interrompido em 22 de agosto. As empresas Kopp, Perkons e Splice, que costumeiramente participam deste tipo de concorrência, protocolaram pedidos de esclarecimento de um dos editais.
Uma das licitações prevê a instalação de pardais para monitorar 68 faixas de tráfego na RS-030, entre Osório e Tramandaí; na RS-040, entre Viamão e Pinhal; na RS-122, entre Portão e Caxias do Sul; na RS-239, entre Novo Hamburgo e Rolante; na RS-240, entre São Leopoldo e Montenegro; na RS-389, entre Osório e Torres; e na RS-453, entre Venâncio Aires e Tainhas. Também está prevista a instalação de 16 câmeras de monitoramento e 16 dispositivos de leitor automático de placas nestas rodovias estaduais.
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O segundo edital estima 25 faixas monitoradas na RS-135, entre Passo Fundo e Erechim; na RS-324, entre Passo Fundo e Nova Prata; na RS-342, entre Ijuí e Cruz Alta; na RS-153, entre Passo Fundo e Tio Hugo; na RSC-287, entre Montenegro e Santa Maria; na RSC-470, entre Nova Prata e Bento Gonçalves; na RS-122, entre São Vendelino e Farroupilha. Também estão previstas nove câmeras de monitoramento e nove dispositivos de leitor automático de placas.
O investimento máximo previsto pelo Piratini será de R$ 8,48 milhões durante dois anos, num gasto mensal de R$ 353,52 mil. Há previsão de possibilidade de prorrogação por mais dois anos.
Os antigos pardais foram desligados entre 17 e 20 de julho. Eles monitoravam 93 faixas de tráfego em 13 rodovias. O motivo da diminuição da fiscalização nas rodovias estaduais foi o término dos dois contratos que estavam em vigor. Eles foram assinados em 2014, prorrogados em duas oportunidades, mas este procedimento não pode mais ocorrer.
Pardais desligados em rodovias estaduais não são novidade. Em novembro de 2010, os equipamentos foram desligados devido ao fim do contrato emergencial assinado entre o governo e a empresa Kopp Tecnologia. Os pardais só foram religados quatro anos depois, depois que o Piratini finalizou licitação e assinou contrato com a Perkons, que realizou as instalações dos controladores.