Capocam comemora seus 25 anos de atuação literária
Para marcar seu Jubileu de Prata aCasa do Poeta Camaquense – CAPOCAM está organizando a XVIII Semana da Poesia, que transcorre de 31 de março a 07 de abril, abrindo a programação dos 150 anos de Camaquã. O evento é dedicado à memória do poeta Mario Quintana (1906 – 1994), falecido há 20 anos, e que em 1989 tornou-se Sócio Honorário da CAPOCAM, durante sua coroação como Príncipe dos Poetas Brasileiros durante evento realizado em Porto Alegre, e que contou com a presença do presidente da entidade na época Álvaro Santestevan.
A Casa do Poeta Camaquense, entidade literária mais longeva da Região da Costa Doce, está registrando 25 anos de atuação ininterrupta na área cultural, com ênfase na literatura e em particular a poesia. Conforme o presidente da CAPOCAM, Catullo Fernandes esta Semana da Poesia será muito especial. “São mais de 15 atividades culturais com entrada franca durante sete dias contemplando os mais diferentes públicos; tudo isso para demonstrar o carinho que a entidade tem com nossa cidade que está comemorando 150 anos”, ressaltou.
Entre as atividades da Semana constam: Cafezinho Poético-Musical no Galles Restaurante (02 de abril às 21h) com a entrega do troféu Amigo da Poesia, ciclo de palestras no Cine Teatro Coliseu e no auditório da Servi, oficinas literárias e contação de histórias, projeto “Poesia na Escola” com entrega de livros e recital na EEEF Manoel da Silva Pacheco, visitação ao Lar Comunitário Nilda Souza Azambuja, recital na NTC Livraria, projeto Estação Poesia “Folhas de Outono”, na sede da entidade com a posse da nova diretoria, projeto “A poesia pede carona”, nos ônibus da empresa São João, e tertúlia no Sítio Água Grande em memória ao Patrono Eterno Barbosa Lessa.
O evento conta com organização da Criarte Marketing & Eventos e promoção da Prefeitura Municipal através da Secretaria da Cultura e Turismo, além do apoio cultural da Associação Amigos da Água Grande – Fundação Barbosa Lessa, NTC Livraria, Gráfica Graphity, Actos Line Produtora e Galles Restaurante.
XVIII Semana da Poesia
de 31 de março a 07 de abril
Programação:
31 de março (segunda-feira):
Oficinas Literárias com os poetas Álvaro Santestevan e Inez Ramos Crespo na ABINJUV das14h às 16h30.
Oficina de produção de literatura infantil: personagens, cenários, problemáticas, climax e solução, com a autora Lilian Zieger – Auditório Zilda Maria Azambuja – Secretaria Municipal da Educação das 14h às 16h.
1º de abril (terça-feira):
“A verdade da poesia” – Pronunciamento nas rádios locais.
Oficina e exposição de Minilivros com a poeta Cláudia Gonçalves – NTC Livraria das 14h às 18h – (inscrições gratuitas na livraria)
Oficina de Reciclagem “A poesia tá na moda”, com a artesã Guel Fernandes – ABINJUV das 14 às 16h30.
Visitação com recital no Lar Comunitário Nilda Souza Azambuja (14h) e NTC Livraria (19h).
2 de abril (quarta-feira):
Contação de histórias: “Ycabacuá – Revelações para uma nova era” com a escritora Erenita Claro Avila (EMEI Irmãos Maristas) – Sede da CAPOCAM às 14h.
Cafezinho Poético-Musical do Jubileu de Prata, homenagens e lançamentos do Concurso de Poesia “Camaquã 150 anos de História” em parceria com a SME, e do projeto da revista “Cidade da Poesia” nº 6, no Galles Restaurante às 21h.
03 de abril (quinta-feira): Ciclo de Palestras Literárias
Luis Claudio Silva – “Crônicas de viagem – experiências de vida” – Cine Teatro Coliseu – 9h.
Joaquim Moncks – “Casas de Poetas do Brasil difundindo a literatura e a leitura” (painel com participação deValtencir Kubaszwski Gama e Erotildes Citrini) – Cine Teatro Coliseu – 10h.
Catulo Fernandes – “Panorama da história da poesia em Camaquã” – Auditório da Servi – 19h30.
Rossyr Berny – “A poesia e o mercado editorial” – Auditório da Servi – 20h30.
04 de abril (sexta-feira):
Projeto Poesia na Escola – Entrega de livros e recital na EE Manoel da SilvaPacheco – Biblioteca Mario Quintana às 9h.
Estação Poesia “Folhas de Outono” (Recital “Mario Quintana – Um anjo no quintal” com Luana Fernandes, Álvaro Santestevan e Pablo Voloski) – Sede da CAPOCAM com descerramento da placa alusiva aos 25 anos da entidade e coquetel de posse da nova diretoria às 19h30.
05 de abril (sábado): Projeto “A poesia pede carona” – Recital itinerante com distribuição de poemas nos ônibus circulares da empresa São João – período da manhã.
06 de abril (domingo) – Visita ao Sítio Água Grande – Vigília Poética em memória ao Patrono Eterno Barbosa Lessa – Sarau com artistas locais (saída às 10h em frente à Prefeitura – levar carne, pratos, talheres e bebidas).
07 de abril (segunda-feira) – Tribuna Democrática Popular na Câmara Municipal de Vereadores às 19h30.
*Exposição permanente de poemas de autores associados da CAPOCAM no Projeto “Versos na Vitrine”, em lojas do centro da cidade.