Adolescentes são vacinadas contra o HPV nas escolas de São Lourenço do Sul
Desde a segunda-feira (10), adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 11 a 13 anos 11 meses e 29 dias têm recebido gratuitamente nas escolas públicas e privadas a aplicação da vacina contra o papilomavírus humano, o HPV. A vacina contra o HPV foi introduzida no calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Ministério da Saúde.
Ao todo, há mais de cem tipos de HPV. O vírus é transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas e está relacionado ao aparecimento de verrugas nos genitais e ao câncer de colo de útero, o terceiro mais comum e a quarta maior causa de morte entre as brasileiras. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres têm HPV.
A vacinação consiste na aplicação de três doses: a segunda dose será aplicada após seis meses e a terceira cinco anos após a primeira dose. A vacina que será aplicada no Brasil protege é quadrivalente e protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18, os dois últimos subtipos são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero. Usada como estratégia de saúde pública em 51 países, a quadrivalente é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem eficácia de 98% contra o vírus HPV.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. Ela não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.
Os pais ou responsáveis que não quiserem que a adolescente seja vacinada deverão preencher e enviar à escola o termo de recusa distribuído pela instituição de ensino antes da vacinação. Na data agendada em cada escola, somente não será vacinada a adolescente que apresentar o termo de recusa assinado pelos pais ou responsáveis legais.
Para assegurar a aplicação das três doses, o serviço de saúde vai registrar cada adolescente imunizada, por isso é necessário que a adolescente apresente o RG e o Cartão do SUS no momento da vacinação. Mais informações podem ser obtidas junto ao Setor de Imunizações da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, através do fone 3251-9558.