Ações emergenciais garantem liberação de caminho essencial entre as regiões Sul, Central e Metropolitana de Porto Alegre
Passagem é exclusivamente aos veículos com caráter emergencial, transportando suprimentos e mantimentos para as localidades atingidas e ajudar nos resgates

Em conjunto com os órgãos de segurança, trânsito e resgate, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) implantou, na terça-feira (7) à noite, a operação especial de tráfego para garantir a segurança do caminho essencial que garante a conexão entre Porto Alegre e as regiões Metropolitana, Central e Sul.
Para restabelecer a conexão por completo foi necessário um conjunto de ações nos pontos interditados ao longo da BR-290 devido às chuvas e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Para a implantação desta rota emergencial, as equipes do DNIT atuaram na reconstrução do bueiro e recomposição do pavimento no km 132 da BR-290, em Eldorado do Sul, e finalizaram a recuperação das cabeceiras do viaduto no km 107 também da BR-290, no acesso ao mesmo município.
Em nota, o DNIT afirma que é “importante frisar que a rota emergencial é destinada exclusivamente aos veículos com caráter emergencial, transportando suprimentos e mantimentos para as localidades atingidas, além de dar celeridade às ações de resgate”. Além disso, a passagem só é possível para caminhões.
De acordo com informações oficiais da Polícia Rodoviária Federal, os caminhões devem acessar a contramão da Freeway logo após a Arena do Grêmio e subir a ponte nova pela pista da contramão.
Veículos menores para socorro e serviço chegam a Eldorado do Sul pelo mesmo caminho. De Eldorado do Sul em diante, tanto em direção a Guaíba quanto em direção a Pantano Grande, segue intransitável para veículos pequenos. A rodovia normaliza a partir de Guaíba (BR 116) e do acesso à Charqueadas pela RS 401 (BR 290).