Vereadores de Camaquã aprovam Moção de Repúdio ao reajuste dos pedágios na Metade Sul do RS
Aprovação da Moção nº 120/2023 foi unânime na sessão ordinária desta terça-feira (26), a última de 2023
A Moção nº 120/2023, de repúdio ao reajuste dos pedágios na Metade Sul do Rio Grande do Sul, foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores de Camaquã na 142ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura desta terça-feira (26), última de 2023.
O primeiro vereador a falar foi Vitor Azambuja (Progressistas), que junto ao vereador Ronaldinho Renocar (Progressistas), é proponente da moção. Azambuja salientou que o repúdio não é contra governos, mas contra a aprovação de um reajuste que aumenta o preço do pedágio na região. A tarifa básica, por exemplo, passa de R$ 15,20 para R$ 19,60 em 2024, somando 28,9% de aumento.
Os demais vereadores também se manifestaram contrários ao reajuste. Em sua fala, Ilson Meireles (PSDB) destacou ações que já estão sendo tomadas por parte de outras lideranças políticas, como é o caso do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) e deputado estadual Marcus Vinicius (Progressistas), elogiados pelo parlamentar.
Além destas ações, uma petição online contra o “aumento abusivo dos pedágios” está sendo promovida por lideranças locais, agentes políticos e entidades.
Nesta quarta-feira (27), a partir das 18h30, ocorre uma reunião para alinhar posicionamentos e projetar novas ações contra o reajuste aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na última semana.