Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

  • Olá, vim pelo Clic Camaquã.

Auditoria das Eleições 2016 na palma da mão

Aplicativo do TSE para tablets e smartphones permite fiscalização dos resultados pelo eleitorado


Por Redação Clic Camaquã Publicado 07/11/2015
Ouvir: 00:00

A partir das eleições municipais do próximo ano, os eleitores poderão auditar os resultados do pleito através de aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) através de smartphones e tablets.

O sistema funcionará por meio do código QR – disponível para dispositivos móveis com câmera fotográfica – e permitirá o acesso aos boletins de urna, também disponibilizados de forma impressa nas seções eleitorais. De acordo com o órgão, a ferramenta amplia a fiscalização dos resultados pelo eleitorado, além de reduzir a possibilidade de fraude.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Desenvolvidos pela equipe da Justiça Eleitoral, os códigos não terão acréscimo de receita para a realização das Eleições 2016. Ainda conforme o órgão, o aplicativo foi utilizado internamente na disputa eleitoral do ano passado, nos processo de carregamento das urnas. Em nota divulgada pela assessoria do TSE, o coordenador de sistemas eleitorais, José Melo Cruz, analisa a utilização do QR como resultado dos processos de aperfeiçoamento do TSE, com a intenção de possibilitar mais transparência do pleito aos eleitores.

  • Olá, vim pelo Clic Camaquã.