“A conferência já está salva por conta dos amplos debates que tivemos com a delegação brasileira”, afirma deputado sobre a COP 10
A comitiva Brasileira foi impedida de participar da COP 10 no Panamá
O deputado estadual Zé Nunes (PT), participou do programa Campo em Dia, transmitido pela Clic Rádio, na manhã desta sexta-feira (9), que está na 10ª Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) ocorre no Panamá onde são debatidas alternativas para minimizar os malefícios do tabagismo no planeta, podendo afetar produtores de tabaco acontece desde esta segunda-feira (5) e irá até 10 de fevereiro.
A comitiva brasileira foi impedida de entrar na conferência, mas está sendo atualizada através de reuniões com delegados que representam o Brasil, os quais também tem direito ao voto. O impedimento é devido políticas internas da conferência.
No ano passado, segundo Zé Nunes, foi articulado para que durante o evento ocorressem encontros diários com a delegação e embaixada brasileira para tratar dos assuntos da conferência. O mesmo destacou que na reunião foram discutidos temas referentes a educação, saúde, dentre outros.
A conferência já está salva por conta dos amplos debates que tivemos com a delegação brasileira
No tratado da Convenção Quadros tem termos basilares, uma delas é que não haja interferência na produção e nem na comercialização, fato que o deputado ressalta que não há nenhuma medida sendo discutida para restrição de produção.
O deputado salienta sobre os debates a acerca do cigarro eletrônico e afirma não ter uma posição sobre a liberação do dispositivo. O mesmo destaca que as empresas afirmam ser a mesma nicotina do tabaco e opinam por liberar. Bem como já há um consumo da população de forma clandestina, sem controle sanitário.
- Confira a entrevista completa: