Leite anuncia cronograma de chamamento de quase 1,8 mil servidores para a Segurança Pública
Eduardo Leite ressaltou os resultados positivos da política de segurança pública implementada, destacando a significativa redução da criminalidade

O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (28) o chamamento de 1.798 novos servidores para reforçar a Segurança Pública do Rio Grande do Sul. O investimento estimado para a incorporação desses profissionais é de R$ 483,2 milhões até o final de 2026. As nomeações abrangerão a Brigada Militar, a Polícia Civil, a Superintendência dos Serviços Penitenciários e o Corpo de Bombeiros Militar.
Com essas adições, o estado atingirá o seu maior efetivo das forças de segurança em uma década, projetando um total de 34.474 servidores. Desde 2019, o governo já nomeou 9.280 novos servidores para essa área.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Eduardo Leite ressaltou os resultados positivos da política de segurança pública implementada, destacando a significativa redução da criminalidade. O governador afirmou que o investimento anunciado evidencia a contínua preocupação do governo com a área de segurança e reforça o compromisso de tornar o Rio Grande do Sul mais seguro.
O cronograma para as nomeações foi apresentado primeiramente aos deputados da base aliada em uma reunião no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). Leite enfatizou aos parlamentares que a estratégia de ampliação do efetivo é responsável e está alinhada às condições financeiras do Estado.
Desde a implementação do programa RS Seguro, o governo destaca que as ações das forças de segurança resultaram na preservação de 4.840 vidas, evitaram 107.119 roubos a pedestres e 51.584 roubos de veículos, entre outros benefícios.