Connex 2024: evento internacional de segurança pública ocorrerá em março no município de Pelotas
Encontro abordará experiências e boas práticas sobre o tema; 2023 foi o ano mais seguro da série histórica no Rio Grande do Sul
A primeira edição do Connex – Conexão de Experiências em Segurança Pública e Prevenção às Violências ocorrerá em Pelotas nos dias 13, 14 e 15 de março. O evento foi lançado nesta quarta-feira (17), no Palácio Piratini. Gratuito, o Connex é promovido pela prefeitura de Pelotas, Governo do Estado e Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP).
Durante três dias, o município apresentará, simultaneamente, conferências internacionais, debates, encontros oficiais e mostras de boas práticas em prédios do Centro Histórico. Dentre eles, o Theatro Guarany, o Museu do Doce, a sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Mercado Público e o Centro de Integração do Mercosul.
Dividido em três eixos, o evento discutirá, principalmente, prevenção à violência, integração institucional e gestão da informação. Tecnologia; educação em direitos humanos; moradias dignas como prevenção; administração penal; cidade para crianças; gestão para resultados; e violências de gênero, escolar e racial serão alguns dos temas abordados por agentes públicos, especialistas e organizações sociais.
Reconhecido pelas políticas públicas implementadas com o Pacto Pelotas pela Paz, o município busca protagonismo no debate sobre segurança pública e prevenção às violências. A prefeitura se uniu ao governo do Rio Grande do Sul, que tem o RS Seguro – programa estadual de segurança pública notabilizado pela eficiência e pelos resultados alcançados – para transformar o Connex em um marco na construção de políticas efetivas para a redução da violência no país.
Dentre as presenças confirmadas, estão: ex-vice-presidente da Colômbia Oscar Naranjo; ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida; consultora do Banco Mundial Flávia Carbonari; empreendedor social Rodrigo Sabiah; ex-prefeito de Palmira, na Colômbia, Oscar Escobar; presidente do Instituto Cidade Segura, Tâmara Biolo; diretor-executivo do Instituto Cidade Segura, Alberto Kopittke; presidente da Associação dos Guardas Municipais do Brasil, Reinaldo Monteiro; diretor-executivo da Corporación Oficina de Resiliencia de Medellin, Santiago Uribe; diretora-executiva do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo.
Redução da criminalidade
O governador Eduardo Leite ressaltou que a participação do Governo do Estado como promotor do evento busca compartilhar a experiência exitosa do programa RS Seguro, reconhecido internacionalmente. Em 2021, o sistema utilizado pela Gestão de Estatística em Segurança (GESeg) para análise de dados no âmbito do programa foi vencedor do Prêmio Gartner Eyes on Innovation Awards for Government. O concurso, promovido pela maior instituição global de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), é tido entre especialistas como o mais importante reconhecimento de iniciativas da área aplicadas à gestão pública no mundo.
INSCRIÇÕES ABERTAS
A lista com conferencistas e a programação completa serão divulgadas no decorrer das próximas semanas, mas as inscrições já podem ser feitas no site oficial do evento, que é patrocinado pelos bancos Banrisul e Itaú.