Mulher é acusada de crueldade contra animais em São Lourenço do Sul
Moradora do Boqueirão está sendo acusada pelo crime de crueldade contra animais; flagrante foi relatado pela Polícia Civil
Uma mulher está sendo acusada pelo crime de crueldade contra animais em São Lourenço do Sul. O caso ocorreu na localidade de Boqueirão, no interior do município.
De acordo com boletim divulgado pela Polícia Civil, o flagrante de crueldade contra duas aves ocorreu em operação coordenada pela Delegacia de Polícia de São Lourenço do Sul.
A Polícia Civil foi comunicada pelo SIPAC/18º DPRI sobre situação de maus tratos decorrentes de aprisionamento de pássaros silvestres em gaiolas.
Os policiais civis compareceram a localidade de Boqueirão, encontrando e apreendendo um cardeal e uma caturrita.
Os animais foram encaminhados para o Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre e Centro de Triagem de Animais Silvestres da Universidade Federal de Pelotas (NURFS-CETAS/UFPEL).
A detentora dos animais responderá pelo delito de crueldade contra os animais.
Crueldade contra animais
O crime está disposto no artigo 32 da Lei 9.605/1998, introduzido pela Lei 14.064/2020, que diz o seguinte:
Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 1º-A Quando se tratar de cão ou gato, a pena para as condutas descritas no caput deste artigo será de reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda.
§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.
Auxilie a Polícia Civil com informações pelo WhatsApp (53) 98448-5901.