Comandante da BM demonstra preocupação com trânsito e perturbação em Camaquã
Major Dilmar Silveira Oliveira, novo comandante da Brigada Militar, falou sobre problemas de criminalidade, trânsito e perturbação do sossego em Camaquã
O novo comandante do 30º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Camaquã e que abriga todos os municípios da região, concedeu entrevista exclusiva ao programa Controle Geral deste sábado, 21 de maio. No estúdio da ClicRádio, o major Dilmar Silveira Oliveira concedeu sua primeira entrevista à emissora do Clic Camaquã como comandante do 30º BPM e consequentemente, da Brigada Militar do Município.
Na entrevista, Dilmar conversou com o apresentador Alvorino Osvaldt e o comentarista Danilo Beltrami sobre a segurança pública e os problemas enfrentados no trânsito do Município, bem como em toda a região.
Dilmar assumiu o comando do 30ºBPM no final de março e em seus primeiros meses à frente do cargo, conta que se surpreendeu com os problemas relacionados à falta de educação no trânsito e às recorrentes denúncias de perturbação do sossego.
“A primeira coisa que me saltou aos olhos foram as questões referentes ao trânsito. Parece que as questões de trânsito aqui foram, por muito tempo, esquecidas. Comecei a questionar porque algumas coisas são assim, como por exemplo o não uso do cinto de segurança, que é uma tônica por aqui”, relatou Dilmar.
Segundo ele, se nota o costume de pessoas que utilizam o cinto de segurança apenas nas rodovias Federais e Estaduais, mas que não fazem o mesmo no perímetro urbano da cidade. Ele demostrou preocupação, principalmente pelo grande número de mortes no trânsito em todo o país, que segundo ele, também passa por este costume.
Outro ponto destacado foi com relações às recorrentes reclamações de perturbação do sossego em alguns pontos já conhecidos da cidade, com a Faixa Sem Lei, os postos de gasolina e bares do Centro da cidade.
“Ao conversar com várias pessoas que moram perto de postos e bares, elas relataram que já não aguentam mais. Tem dois nomes que mais chegaram aos meus ouvidos, assim como a Faixa Sem Lei e outros locais”, relatou.
A preocupação do comando da Brigada Militar, segundo ele, é com o avanço dessas práticas, que segundo Dilmar, serão combatidas através de operações integradas com os demais poderes de Polícia e com a Divisão de Trânsito, citada como parceira da Brigada Militar, bem como os agentes do Batalhão Ambiental.
Ainda conforme o Major, o primeiro passo das operações contra as infrações de trânsito e os crimes de perturbação e desobediência será a realização destas operações integradas, além de ações educativas.
Dilmar destacou a importância da chegada do cercamento eletrônico, assunto trazido em primeira mão pela reportagem do Clic Camaquã em julho de 2021. Clique aqui e leia mais. O projeto segue em fase de estudo.
Segundo o comandante, o cercamento ajudará em ações proativas para a identificação de infratores do trânsito de toda a cidade.
Assista a entrevista exclusiva:
O novo comandante
No dia 28 de março de 2022, o comandante interino do 30° BPM, Capitão Pablo Laco Madruga, entregou o comando para o Major Dilmar Silveira Oliveira. O Capitão Madruga passou a ser novamente o subcomandante da unidade.
O novo comandante do 30° BPM, Major Dilmar, é natural de Pedro Osório e serviu no 3°BPM em Novo Hamburgo, 25° BPM em São Leopoldo, 3°BPAF em Jaguarão onde foi comandante interino, 4°BPM em Pelotas, 4°RPMON em Porto Alegre e por último foi chefe de seção no CRPO/Sul.