CEEE Equatorial realiza estudo para higienizar postes e redes de Camaquã ainda em 2022
Ações vão regularizar postes compartilhados com empresas de telecomunicação para remover excesso de fios, principalmente das empresas inadimplentes
Após ação na região Metropolitana de Porto Alegre e no litoral norte do Rio Grande do Sul, a CEEE Grupo Equatorial segue com as atividades de fiscalização junto aos ocupantes de sua infraestrutura de redes de distribuição. Ainda em 2022, a ação deve chegar à Camaquã e aos municípios da região.
O objetivo principal é “higienizar” as redes inativas, além de retirar redes de telecomunicações que não estão regularmente declaradas e contratadas pela CEEE Grupo Equatorial.
Com essas medidas, a CEEE Grupo Equatorial também busca diminuir a poluição visual nos municípios de sua área de concessão, além de aumentar a segurança da população e dos trabalhadores que atuam nas redes de distribuição.
O assunto foi abordado no programa Bom Dia Camaquã desta quarta-feira, 16 de março, que recebeu Aurélio Knepper, consultor comercial da CEEE Equatorial.
Aurélio destacou que uma empresa, contratada pela CEEE Equatorial, deve fazer o levantamento da situação dos postes e redes elétricas da cidade.
Na sequência, funcionários da empresa fazem o comparativo das redes que estão instaladas e das empresas que estão em dia com seus pagamentos.
Assim que identificado o problema, a empresa é notificada a fazer a regularização. Caso isso não ocorra, é notificado um prazo para que os fios sejam retirados. Ele lembrou que a não retirada destes fios, de empresas irregulares, também acabam prejudicando o serviço prestado pelas empresas que estão “em dia”.
Durante a entrevista, Aurélio detalhou as ações da CEEE Equatorial na região de Camaquã, com manutenções programadas e preventivas em diversos pontos.
Na última semana, um temporal acabou deixando quase 100 mil consumidores sem energia elétrica e também causou avarias no sistema de comunicação da Equatorial. De acordo com o representante, o problema já foi solucionado, bem como as quedas ocasionadas pelo temporal.
Ele ainda lembrou que em caso de queda no fornecimento de energia elétrica, consumidores devem enviar mensagem com a palavra “Luz”, junto ao número da instalação, para o número 27307.
Ex: “Luz 4121273-0”
Desta forma, se torna mais rápida a identificação do problema por parte da companhia e, consequentemente, a possível resolução do problema.
Reordenamento
Desde o fim de outubro, equipes da CEEE Grupo Equatorial realizam a retirada de cabos que estão em situação irregular e oferecendo risco em postes com estrutura compartilhada (telefonia, TV a cabo ou fibra óptica).
Todas as empresas que possuem contrato de compartilhamento de infraestrutura já foram notificadas para efetuarem as manutenções e/ou regularizações em suas redes.
Os clientes CEEE Equatorial atendidos nos logradouros citados e adjacentes também foram comunicados, por e-mail, das ações que ocorrerão nos próximos dias.
Esta ação vem sendo solicitada pelas prefeituras municipais e obedece ao estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em resoluções próprias e conjuntas com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Para minimizar os riscos de interrupção no fornecimento dos serviços de telecomunicações ou internet, é importante que os clientes verifiquem se suas operadoras estão regularizadas junto à CEEE Grupo Equatorial. Caso detectem alguma divergência, devem entrar em contato pelo tel 0800 721 23 33.