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Caixa e Prefeitura vistoriam Ponte João Goulart, em Arambaré

A vistoria faz parte do processo de construção da nova ponte, que será iniciado ainda em 2022


Por Redação/Clic Camaquã Publicado 17/02/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Nesta segunda-feira, 14 de fevereiro, representante da Caixa Econômica Federal e representantes da Prefeitura Municipal realizaram uma vistoria na ponte João Goulart, em Arambaré. A ponte liga as duas partes da cidade, dividida pelo Arroio Velhaco, e está em estado precário há muitos anos.

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Representou a Caixa o Arquiteto Eduardo Speggiorin. Por parte da Prefeitura, estiveram presentes o Prefeito Jardel Cardoso, os Secretários e a Equipe Técnica da Prefeitura.

A vistoria e avaliação da estrutura faz parte do processo de construção da nova ponte. 

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No final de 2021, o programa Bom Dia Camaquã recebeu entrevista com o prefeito Municipal de Arambaré, Jardel Cardoso, do Partido Liberal (PL). No estúdio da ClicRádio, o chefe do Poder Executivo falou sobre a nova Ponte João Goulart. O prefeito garantiu que as obras da nova ponte iniciam em 2022, no máximo até o mês de junho. Na entrevista, Jardel afirmou que a obra não deve durar mais de um ano e meio desde a data inicial.

Além de faixa dupla, a nova ponte terá ciclovia e passarela para a travessia de pedestres. “Quando projetamos algo, temos que projetar olhando mais a frente”, ressaltou.

Também em dezembro, o valor de R$8 milhões foi liberado por meio da Lei 2.405/2021, dentro do Programa Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (FINISA), Modalidade Apoio Financeiro – nos termos da Resolução 4589/2001, destinados à despesa de capital classificada como investimento, especificamente para a construção e manutenção de pontes.

Jardel contou que dos R$8 milhões financiados, cerca de R$4 milhões devem ser utilizados na nova ponte. A principal dúvida restante é: a nova ponte estará no mesmo local? De acordo com o prefeito, a decisão será tomada após estudo de viabilidade técnica.

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O prefeito conta que analisando a extensão do Arroio, não consegue vislumbrar outro ponto com viabilidade técnica, ambiental e econômica para construir a ponte em outro ponto.

“O estudo técnico, o estudo de viabilidade vai indicar o local correto para a construção da nova ponte. Acredito que ambientalmente e financeiramente vai ser no mesmo local”, destaca.

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O prefeito ainda destacou a principal preocupação com relação a estrutura: a possibilidade um acidente. Segundo ele, pensando nisso, o principal ponto é a segurança, tendo em vida que uma vida não tem ‘preço’.

Outra preocupação é a situação que a cidade ficará durante a construção da nova estrutura.

“A gente quer ver o prazo: como Arambaré vai ficar sem a ponte? Temos que ter algo emergencial, uma balsa, algo pra tirar por completo… Nesse caso, a volta é aqui na Maria Gomes, onde pode ter uma ‘ponte molhada’. E em último caso, a volta é cá na BR-116”, lembrou.

A ponte

A Ponte João Goulart foi inaugurada em 1962, na gestão do governo Brizola e é de responsabilidade estadual. Assim como a ERS-350, é notório que o compromisso de manutenção por parte do Estado não é cumprido. Nem perto disso.

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Em estado de conservação precário, a estrutura, que já teve sua capacidade para veículos de até 36 toneladas, teve sua primeira redução de classe em 2013. De 36t, passou para 25 toneladas. Logo em seguida, a capacidade foi reduzida para 16 toneladas.

Mais recentemente, em 26 de setembro de 2017, a Ação Civil Pública nº 007/116.00030474 fixou que até a sua manutenção e/ou reconstrução, o tráfego de veículos fica limitado ao peso máximo de 3,5 toneladas.

Em julho de 1992, um acidente com uma carreta provocou a queda total da estrutura. A nova ponte foi reinaugurada no governo Collares, em 1994, mas sem a renovação de toda a parte metálica para sustentação.

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Com tábuas soltas e cada vez mais “estalos” com a passagem de veículos, cresce o sentimento de insegurança dos usuários que utilizam a estrutura diariamente. A ponte é o caminho mais curto entre as duas partes da cidade.


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