INMET alerta para riscos elevados de tempestade em regiões do Sul
Barra do Rio Azul, no norte do RS, é uma das cidades que já estão sendo atingidas por chuvas intensas e alagamentos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para áreas do norte do Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, devido à previsão de chuva superior a 100 milímetros em 24 horas. Até a noite deste próximo sábado (4), a previsão é que as chuvas passem de 200 mm nessas áreas.
O alerta vermelho é o grau de risco mais elevado e revela grande perigo de ocorrências, como danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário. Desde a quinta-feira (2), com a intensificação da pressão atmosférica (alta pressão no oceano e baixa pressão se aprofundando no continente), os ventos aumentaram de intensidade na parte leste do estado e, principalmente, no litoral do Rio Grande do Sul. Em Camaquã, internautas registram postes caídos e falta de energia elétrica.
- Vento forte em Camaquã: internauta registra poste danificado no bairro Jardim
- Falta de energia elétrica na Barragem deixa abastecimento de água irregular em Camaquã
O alerta do Inmet é que as rajadas de vento podem ficar acima de 80 quilômetros horários (km/h), eventualmente passando de 100 km/h no litoral sul do estado entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado. Além disso, o alerta se estende para possibilidade de queda de granizo nas regiões citadas.
Em Barra do Rio Azul, no norte do Rio Grande do Sul, o rio que atravessa a cidade transbordou e alagou a área central da cidade, arrastando veículos e danificando casas e lojas. Nas imagens que circulam pelas redes sociais, moradores assistem incrédulos aos estragos da enchente.
A meteorologista do Inmet, Dayse Moraes, fez a previsão do tempo. “A frente fria vai se formar no decorrer dessa sexta-feira, ainda causando bastante estabilidade provocando bastante chuva, com volume ainda acima de 100 mm pontualmente, podendo ocorrer entre norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Essa frente fria avançará rapidamente, mas, ainda, poderá provocar bastante chuvas, com pancadas de chuva, podendo vir acompanhada de raios e rajadas de vento. E não se descarta que, pontualmente, também ocorra a queda de granizo”.
Informações
Para receber alertas de desastre por WhatsApp, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um “Oi”. Após a primeira interação, o usuário poderá compartilhar a localização atual ou escolher qualquer outra de seu interesse e passará a receber mensagens encaminhadas pelos órgãos de defesa civil locais. Outros modos são enviar o CEP (código de endereçamento postal) ou digitar o nome do município e enviar ao número acima.
Para mais informações e orientações quando se percebem sinais de perigo, estão disponíveis os telefones da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193). Conforme divulgado através da Agência Brasil, também é possível consultar as redes sociais do Instituto Nacional de Meteorologia.